15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR

No dia 15 de outubro de 1827, o imperador Dom Pedro I, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar (Ensino Fundamental), no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. De lá pra cá todos, ou quase todos, os rincões do país, passaram a ter professores assalariados que ensinavam as primeiras letras.


Para celebrar este dia, o Jornal do Sudeste conversou com a professora Helena Roberta, de 50, que leciona na Escola Borges de Medeiros. Ela conta que à 26 anos atrás, passou em um concurso para a polícia, porém seu avô ficou com medo de que lhe acontece-se algo, e recomendou outro curso. Foi quando começou o magistério e se apaixonou pela arte de ensinar crianças. São tantas histórias, que caberiam em um livro, diz a professora.


"Lembro de quando, me recuperando de uma cirurgia, dizia: senta fulano, copia fulano. O anestesista me perguntou: És professora, certo?" - lembra ela.


Publicidade

"Ou quando alguns dos alunos precisava vencer seus medos e decidimos criar o saco do medo, onde a gente colocava o medo, amarrava o saco e jogava no lixo. O mais impressionante, é que as famílias relatavam que a criança havia vencido o medo e assim conseguia ir para a escola."


Pra ela, a maior alegria, é ver seus alunos bem-sucedidos, independente da profissão que escolheram.


Vale lembrar, que todas as profissões do mundo, passaram pelas mãos de um professor. Muito mais que formar, um professor transborda na vida dos seus alunos, de maneira que sempre serão lembrados e honrados. A todos os professores, o nosso muito obrigado e parabéns pelo seu dia!


Por Igor Possato

Edição: Linai Bastos

Foto: Acervo pessoal


318 visualizações0 comentário