3° SEMINÁRIO DE OLIVICULTURA DE ENCRUZILHADA DO SUL SERÁ TRANSMITIDO GRATUITAMENTE DE FORMA ONLINE

O Departamento de Olivicultura da AFRUTES realiza no próximo dia 18 de julho de 2020 o 3° Seminário de Olivicultura de Encruzilhada do Sul. Com uma extensa programação, o evento abordará temas técnicos e culturais para todos os públicos: olivicultores, agrônomos, técnicos e até curiosos e amantes do azeite de oliva. Devido à pandemia do novo coronavírus, o seminário que seria em realizado em abril foi adiado para a nova data incorporando-se à programação oficial da Semana do Município e será transmitido ao público gratuitamente e de forma online.


A programação do evento foi elaborada em colaboração com a Emater/RS e Embrapa Clima Temperado e tem o patrocínio máster do grupo Pieralisi, empresa italiana de máquinas de extração de azeite com filial no Brasil, patrocínios das marcas de azeite Lagar H, Casa Albornoz, Herança do Cerro e Costa Doce, além da Ferticel Fertilizantes de Santa Catarina. Para garantir a conexão perfeita da transmissão, a Tubarón, empresa de internet, disponibilizou sua estrutura local e 3Gb de dados. A rádio web Arena Real também transmitirá o evento na integra. O 3° Seminário de Olivicultura de Encruzilhada do Sul conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul, Ibraoliva e da Revista Azeites e Olivais.

Publicidade

Como participar

O evento será transmitido gratuitamente de forma online. O público poderá acessar a sala de palestras através do facebook da AFRUTES, a partir das 8h30, do dia 18 de julho. Durante o turno da manhã, a programação contará com palestras técnicas e palestrantes profissionais de diversas instituições da área.


À tarde, após um intervalo de uma hora e meia para almoço, as palestras serão mais curtas, de 15 minutos de duração, fazem parte da “Arena do Conhecimento” e são chamadas de OliveTalks.  “As Olive Talks são palestras mais leves e que cheguem de forma mais fácil e acessível a todos os tipos de interessados pelo assunto”, explica Beto Minuzzi, Presidente da AFRUTES.


As dúvidas poderão ser enviadas pelo público ao apresentador via mensagem do Facebook e WhatsApp que será criado para o evento. “Acreditamos que essa troca entre o público e os palestrantes não só trará um dinamismo ainda maior para o evento, como deixará seu o conteúdo ainda mais enriquecedor para todos os públicos, completa Minuzzi.

Programação e os palestrantes


PALESTRAS TÉCNICAS (manhã)


8:40 Histórico da Olivicultura no Brasil

Com José Alberto Aued

engenheiro eletricista, em 2005 iniciou o estudo do plantio de oliveiras em Cachoeira do Sul, que foi implementado em 2006. Em 2008 fundou a empresa Olivas do Sul Agroindústria Ltda. Em 2010 foi comercializada a primeira safra comercial. Hoje trabalhando com toda a cadeia produtiva da olivicultura.


9:10 Panorama geral da olivicultura em Encruzilhada do Sul

Com Vivairo Zago

Extensionista Rural Agropecuário da Emater/RS - Ascar, engenheiro agrônomo e Mestrado em Agronomia pela UFSM.


9:50 Implantação de Pomar de Oliveiras: preparo e planejamento

Com Jair Nachtigal

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Pelotas (1990), com mestrado em Agronomia, Área de Concentração em Fruticultura de Clima Temperado pela FAEM/UFPel (1994) e doutorado em Agronomia, Área de Concentração em Produção Vegetal pela FCAV/UNESP, Câmpus de Jaboticabal (1999). É pesquisador da Embrapa, desde 1999, na área de fitotecnia de plantas frutíferas de clima temperado, destacando-se os trabalhos com uvas para mesa e para processamento, goiaba e figo. De 2014 a 2019, exerceu o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, localizada em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Atualmente é o coordenador da equipe de olivicultura da Embrapa Clima Temperado e o gestor do Núcleo Temático Nichos de Mercado.


10:30 Manejo do Pomar

Com Fabrício Carlotto

Formado como Engenheiro Agrônomo pela UFPel, Mestrado e Doutorado em Agronomia pela UFPel com área de concentração em Fruticultura de Clima Temperado, com ênfase em Olivicultura, atuando em toda cadeia produtiva da oliveira desde 2007.


11:10  Planejamento de Negócios: o desafio de ser um negócio sustentável.

Com Bob Vieira da Costa

Administrador e empresário. É olivicultor na Serra da Mantiqueira desde 2014 onde produz o Azeite Sabiá e, em 2018 implantou um pomar de 110 hectares em Encruzilhada do Sul.

Intervalo

OLIVE TALKS (tarde)

13:20 Ibraoliva – Unindo a Olivicultura Brasileira Com Paulo Marchioretto Advogado em porto Alegre desde 1992 e olivicultor desde 2016 com olival em Encruzilhada do Sul, proprietário do azeite CASA DE MARCHIO. Presidente do IBRAOLIVA para o biênio 04/2019-04/2021.

13:45 O que é azeite? Com Chania Chagas Sócia proprietária da Importadora, Distribuidora e Boutique Empório do Azeite. Expert Internacional pela Universidad de Jaén, Espanha e Sommelier em Azeites de Oliva pela Universidad de La Rebublica de Montevideo, Uruguai. Graduada em Administração de Empresas pela PUCRS, pós graduada com MBA em Finanças pela FGV e Marketing Internacional pelo ESMA em Barcelona/Espanha. Participação em cursos de Degustação de Azeites no Exterior.  Empresária, com mais de 7 anos de atuação no mercado de Azeites no Brasil. Convidada entrevistada de programas de Rádio e TV para falar sobre o mercado de Azeites. O Empório do Azeite é o maior portal de vendas online de azeites do Brasil (www.emporiodoazeite.com.br).

14:10 Criando atrativos turísticos Com Ondina Becker É olivicultora na região de Encruzilhada do Sul há 6 anos e possui mais de 40 anos de experiencia no ramo do turismo internacional com sua operadora focada em agroturismo, esportes e viagens especiais.

14:35 Como é feito o azeite Com Estela Testa É a CEO da Pieralisi Americas, Presidente do SINDESAM, Vice-Presidente da ABIMAQ, Coordenadora do Conselho de Saneamento Ambiental da ABIMAQ< Conselheira do COEMAS-CNI – Conselho Temático de Meio Ambiente de Sustentabilidade. Conselheira de Ética da ABIMAQ, Conselheira Consultiva pelo Consertif – CELINTBRA e presta mentoria para empresas italianas pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Agricultura.

15:00 Como reduzir riscos de segurança de sua propriedade! Com Gustavo Caleffi Especialista internacional em gestão de riscos e segurança com mais de 20 anos de experiência. Responsável por sistemas de segurança de celebridades como Gisele Bündchen, Paul McCartney, Mick Jagger, autor de livro sobre o tema e responsável por projetos de grande porte em multinacionais dos mais variados segmentos de mercado.

15:25 Harmonizando azeite intenso Com Pérola Polillo Chef de cozinha, empreendedora, consultora de restaurantes e sommelière de azeites.  Apaixonada por gastronomia, se formou no Hotel Escola Senac de Águas de São Pedro e se especializou no French Culinary Institute, de Nova York. Em 2018, Pérola assinou pelo segundo ano a gastronomia da maior competição de Azeite do Mundo, a NYIOOC (New York International Olive Oil Competition).

15:50 Olivoturismo - Fazenda Irarema Com Moacir Dias Mestre de lagar formado em Oleotecnica em Bragança, Portugal e na Universidade de Jáen, na Espanha. Dedica desde 2017 o seu tempo à Fazenda Irarema, um projeto familiar empreendedor e visionário de olivicultura no Brasil.  Moacir está a frente da administração e do operacional do projeto idealizado pelos seus pais que em 2015 investiram em uma fazenda centenária cafeeira no sul de Minas e ali decidiram plantar oliveiras e implementaram uma fábrica moderna e de alta tecnologia para a extração de azeites. Atualmente além da extração do próprio azeite da fazenda, Moacir é o responsável por extrair azeites de olivicultores vizinhos e tem alcançado grandes êxitos com os azeites enviados para os concursos internacionais em NY e na Itália. Além da produção de azeites, a fazenda possui uma infraestrutura para turismo rural, com atividades educacionais, gastronômicas e de lazer como o passeio pelo olival e degustação de azeites orientada, chegando a receber em média 500 turistas por final de semana.


16:15 Associativismo, a experiência do Ibravin. Com Diego Bertolini Gerente de promoção de mercado interno e externo do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e formou-se em Administração de Empresas com especialização em Marketing pela Universidade Cenecista em Banto Gonçalves; Pós Graduado em Marketing de Vinhos pela Escola de Publicidade e Propaganda (ESPM). Cursou MBA em Gestão de Negócios pela  Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no ano de 2016 finalizou o MBA Business Ituition em Faculdade Antonio Meneghetti. Realizou cursos de degustação de vinhos e destilados, incluindo WSET (Wine & Spirit Education Trust), níveis I, II e III, e sommelier para a Federação Italiana de Sommelier (FISAR). Visitas técnicas realizadas em todas as regiões vinícolas no Brasil e países como: Argentina, Chile, Uruguai, África do Sul, Canadá, Estados Unidos,Franca Austrália e Itália. Em 2018 finalizou o Wine & Spirits Global MBA por Kedge Bussines School. As seções internacionais foram focadas nos  mercados mundial de vinhos e destilados, sendo uma grande oportunidade de troca de experiencias com diversos profissioanis do mercado de bebidas de países como: França, Austrália, EUA e China.

16:40 Olivoturismo - Pousada Olival Vila do Segredo Com Renato Fernandes Empresário gaúcho a 34 anos na área química/metalúrgica  e a 5 anos na atividade de Olivicultura, vice presidente do Ibraoliva,  proprietário do Azeite Vila do Segredo em Caçapava do Sul, empreendedor da primeira Pousada Olival na Rota das Oliveiras no estado do Rio Grande do Sul.

17:05 O azeite além da mesa Com Gabriel Bertozzi Eng. Agrônomo Formado pela Universeida de Federal de Lavras. Especialista Superior em Olivicultura pelo IFAPA de Cordoba ES, Membro da Câmara Setorial de Azeite da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Fundador da OLI SOFT – Produtos cosméticos base óleo de oliva.

Sobre Encruzilhada do Sul

Encruzilhada do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no Vale do Rio Pardo.

Dista 170 quilômetros da Capital Estadual, Porto Alegre, estando a uma altitude de 432 metros, no Alto da Serra do Sudeste.

Sua população, segundo estimativa do IBGE, é de 25.872 habitantes, em 2017.

Encruzilhada demonstra grande potencial para a fruticultura, sendo o município com maior área plantada para o cultivo de melancias e oliveiras do Estado. Também há a plantação de amoras, figo, kiwi, maçã, pêra, pêssego, uvas e, atualmente, vêm se destacando no cultivo e produção de azeitonas.

Sobre a AFRUTES

A “ AFRUTES – Associação de Fruticultores de Encruzilhada do Sul ” fundada em 19 de Agosto 1998, representa, institucionalmente todo o Mercado de Fruticultores do Município de Encruzilhada do Sul e região.

A Associação é composta por produtores de: Amora, Uva, Azeitona, Maçã, Morango, Mirtilo, Figo, Pêssego, Nóz Pecan e Hortaliças em geral, tornando-se uma referência na produção de fruticultura do Município e região, privando sempre pela qualidade do produto, com o manejo adequado e assistência técnica aos produtores.

89 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.