A DOÇURA NATURAL

Por Cláudia Duarte Nutri


O sabor doce é o primeiro a ser apreciado pelo ser humano, já na barriga da mamãe, o bebê identifica esse gosto, se mexe e se agita.


A doçura é captada na ponta da nossa língua, através das papilas gustativas e nós, brasileiros, temos por costume, incentivar o consumo de doces desde a tenra idade, principalmente através de balas, docinhos, cremes, biscoitos e outras gulodices.


Para buscar uma conduta coerente, penso sempre na natureza. Existe açúcar na natureza? Sim! Ele pode ser consumido? Pode e deve, pois os alimentos ricos em açúcares carregam consigo, além de muita energia, muitas vitaminas e minerais. Na natureza, o sabor doce está nas frutas, vegetais e no mel e são eles que podem “adoçar a nossa vida” de forma mais saudável.


O açúcar branco que consumimos hoje é extremamente industrializado, ele já nem tem mais a maioria das suas características naturais contidas na cana-de-açúcar. Esse açúcar refinado ou granulado, sofre vários processos para que fique claro e com isso, perde suas propriedades nutricionais. Serve para adoçar, dar energia, porém sem vitaminas e minerais. Chamamos de calorias vazias.


Por isso, é mais do que na hora de procurarmos melhores formas para adocicar os alimentos.


Utilizar o açúcar mascavo ou demerara em pequenas doses durante o dia, evitando, assim os açúcares brancos, é uma bela alternativa para iniciar um processo de mudança.


Publicidade

Podemos, também, lembrar do nosso querido mel, fonte natural de doçura, mas que também precisa ser utilizado sem excessos.


As frutas secas como ameixas, passas, damascos são, também, uma boa opção.


Vale lembrar que o paladar é algo que treinamos.


Os brasileiros consomem mais do que 3 vezes mais de açúcar do que o recomendado pela OMS. Com isso, treinamos nosso gosto por excesso de doces e precisamos mudar esse hábito.


Por que mudar? Por que esse monte de doçura eleva, rapidamente, os níveis de glicose do sangue, causando mais chance de doenças como diabetes, alteração das taxas de gorduras sanguíneas, obesidade, problemas hormonais, dificuldade de concentração e tantos outros males.


O momento atual é propício para mudanças, tente exercitar o prazer de saborear frutas e sucos naturais sem adicionar açúcar. Evite os refinados e industrializados.


Comece devagar, mas comece. Sinta doce da natureza e perceba como a vida pode ser mais leve quando as escolhas são mais saudáveis. Até a próxima semana.


38 visualizações0 comentário