A PANDEMIA LONGE DE CASA: O DESCONFINAMENTO


Joel Melchiors veio morar em Encruzilhada do Sul com apenas 1 ano de idade. Foi criado na Estação Experimental, lá estudou do 1º ao 5º ano, do 6º ao 8º na Escola Anjo da Guarda e o ensino médio na Instituto Estadual de Educação Gomercinda Dornelles da Fontoura. Da terrinha, saiu aos 17 anos para cursar Geografia na UFRGS. Hoje, ele está vivendo na cidade de Le Mans, na França e está contando através de alguns relatos como está enfrentado a pandemia longe de casa.





Relato e imagens de 13 de maio de 2020:

"Desde segunda-feira, 11 de maio, começou o desconfinamento em toda a França, mas houve a separação em duas bandeiras: a verde para as áreas onde o vírus Covid-19 está menos intenso e a vermelha para as regiões, como a de Paris, onde o vírus segue circulando a todo o vapor. Apesar de todos os avisos na televisão, metade das pessoas em média, não estão utilizando as máscaras na rua, o que representa um grande risco de contágio, mesmo que a região onde eu moro, a Sarte, tenha bandeira verde.


Os deslocamentos das pessoas devem ser de, no máximo, 100 quilômetros de distância e apenas metade dos trens voltou a operar. Os aeroportos seguem fechados para voos fora da Europa e as fronteiras permanecem fechadas, mesmo entre os países europeus. Quase todo o comércio está abrindo, aos poucos, com exceção dos bares, cafés e restaurantes. A vida está, aos poucos, retornando ao seu novo normal..."


Joel Melchiors




262 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.