AFRUTES RECEBE LAGAR DE AZEITE
Após 18 meses, de início do trâmite do projeto, o esperado lagar já é realidade em Encruzilhada do Sul. Na manhã da segunda-feira (28), o maquinário foi recebido na sede na Associação dos Fruticultores de Encruzilhada do Sul (Afrutes).
Segundo o presidente da Afrutes, Beto Minuzzi, o lagar – indústria que extrai azeite de oliva - será comunitário e atenderá os produtores de oliveiras de toda a região.
Minuzzi conta que o projeto solicitando a verba para aquisição do maquinário foi encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2019, e através da articulação do Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke, o valor de R$720 mil foi liberado para a compra das máquinas.

“Estimulando e buscando desenvolvimento dos produtores de oliveira de Encruzilhada do Sul, há cerca de dois anos criamos o Departamento de Olivicultura da Afrutes, o que facilitou e impulsionou a implantação do lagar”, contou o presidente.
Ainda de acordo com Minuzzi a primeira extração acontecerá no início de fevereiro, em um primeiro momento em caráter de testes. “Teremos um azeite encruzilhadense, além do beneficiamento o engarrafamento e a rotulagem também serão feitos aqui”, comemora.
Despedindo-se do cargo o Secretário de Agropecuária e Abastecimento do Município, Danilo Cardoso, agradece a parceria entre a pasta e a Afrutes e parabeniza a entidade. “Buscamos juntos por esse sonho, que hoje se concretiza. Atualmente temos o maior território de oliveira plantado no país e logo seremos um grande fornecedor de azeite. Parabéns!”.
Saiba mais sobre a Afrutes no site www.afrutes.com