AFRUTES RECEBE LAGAR DE AZEITE

Após 18 meses, de início do trâmite do projeto, o esperado lagar já é realidade em Encruzilhada do Sul. Na manhã da segunda-feira (28), o maquinário foi recebido na sede na Associação dos Fruticultores de Encruzilhada do Sul (Afrutes).

Segundo o presidente da Afrutes, Beto Minuzzi, o lagar – indústria que extrai azeite de oliva - será comunitário e atenderá os produtores de oliveiras de toda a região.

Minuzzi conta que o projeto solicitando a verba para aquisição do maquinário foi encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2019, e através da articulação do Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke, o valor de R$720 mil foi liberado para a compra das máquinas.

Publicidade

“Estimulando e buscando desenvolvimento dos produtores de oliveira de Encruzilhada do Sul, há cerca de dois anos criamos o Departamento de Olivicultura da Afrutes, o que facilitou e impulsionou a implantação do lagar”, contou o presidente.


Ainda de acordo com Minuzzi a primeira extração acontecerá no início de fevereiro, em um primeiro momento em caráter de testes. “Teremos um azeite encruzilhadense, além do beneficiamento o engarrafamento e a rotulagem também serão feitos aqui”, comemora.

Despedindo-se do cargo o Secretário de Agropecuária e Abastecimento do Município, Danilo Cardoso, agradece a parceria entre a pasta e a Afrutes e parabeniza a entidade. “Buscamos juntos por esse sonho, que hoje se concretiza. Atualmente temos o maior território de oliveira plantado no país e logo seremos um grande fornecedor de azeite. Parabéns!”.


Saiba mais sobre a Afrutes no site www.afrutes.com




258 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.