AGOSTO: O MÊS DO ALIMENTO QUE É DE OURO!

Por Cláudia Duarte


Estamos no Agosto dourado, um mês inteirinho para falar da importância de cuidarmos, orientarmos e protegermos o ato de amamentar.

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas, indivíduos e nações. É o alimento mais completo que existe para os recém-nascidos, sendo principal ação para redução da mortalidade infantil.

O leite materno é tão completo que é considerado o Padrão Ouro da alimentação infantil.

Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia, asma, infecções, obesidade infantil, diabetes e até para covid-19.

A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, fazendo com que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.


Publicidade

Dar o peito melhora a digestão e minimiza as cólicas, pois é de fácil digestão e reduz o risco de doenças alérgicas.

Os benefícios também se estendem à mãe, como a proteção maior contra o câncer de mama, de ovário, e o risco de uma hemorragia após o parto é reduzido. Evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto, hipertensão arterial e colesterol alto. Pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e artrite reumatoide.

Com a liberação de hormônios de prolactina e ocitocina, a amamentação promove sentimento de amor e apego com o bebê.

Além de tudo isso, o leite materno é gratuito, prático e sustentável.

A amamentação fornece uma experiência emocional única para a mãe e o bebê.

Amamentar é o único comportamento parental que só a mãe pode fazer por seu bebê, criando uma única e poderosa conexão física e emocional.

3 visualizações0 comentário