top of page

APRODECH COMEMORA A SEMANA FARROUPILHA COM INTENSA PROGRAMAÇÃO

Nesse ano, os festejos farroupilha iniciaram no dia 13 de setembro, na Associação Pró Desenvolvimento da Chapada (APRODECH) quando uma comissão de tradicionalistas pegou uma centelha da Chama Crioula junto ao quartel da Brigada.

Já no dia 17, o presidente Newton declarou iniciada a XV Ronda da APRODECH, onde teve várias atividades como uma tertúlia livre com músicos locais, que animou os presentes; e durante a noite foi servido um carreteiro.

No domingo (18), o início foi às 7 horas, com a recepção de piquetes, associações visitantes, autoridades e público em geral com um café de chaleira. Logo em seguida os cavalarianos se reuniram e partiram para uma cavalgada de 5km, de onde iniciaram o desfile de volta até a Associação conduzindo a Chama Crioula, e as respectivas bandeiras da entidade .

Na chegada o presidente da Associação comandou o cerimonial agradecendo e saudando a todos. Entre as autoridades estavam o prefeito Benito Paschoal, o presidente da Câmara Luiz Carlos Galera e os vereadores Jeferson Rodrigues, Cristina Boni, Sidnei Nunes, assessor jurídico da Câmara Ubiratã e o coordenador de cultura do município Cuca Neto.

Ao final do protocolo, sobre forte emoção, foi entregue uma homenagem aos familiares do senhor Luiz Rodrigues da Silveira que faleceu a pouco mais de um ano. “Seu Luiz, como era chamado, foi um dos fundadores da APRODECH e um grande apoiador do tradicionalismo e da Associação”, explicou o presidente Newton.

Como já é tradição, foi celebrada uma missa crioula e em seguida um almoço com churrasco, animação e muito tradicionalismo.

Na parte da tarde teve a apresentação do Grupo de Danças Laços do Passado, que pertence ao Centro Nativista Estância da Tradição, de Cachoeira do Sul. A programação prosseguiu com uma animada reunião dançante até o entardecer, na hora em que foram arriadas as bandeiras e extinta a chama crioula, encerrando uma das maiores festas farroupilha já promovidas na Associação.




77 visualizações0 comentário
bottom of page