Assentados de Encruzilhada do Sul recebem títulos definitivos das propriedades

O Incra/RS entregou 75 títulos de domínio (TDs) a agricultores do assentamento Farroupilha, em Encruzilhada do Sul, nesta sexta-feira (16/09). O evento acontece no salão comunitário do assentamento às 11h.

Criado em 1994, o Farroupilha tem 2,6 mil hectares, dos quais 1,7 mil estão sendo titulados nesta leva. Outras 38 famílias do assentamento estão com os processos ainda em análise pelo Incra/RS para posterior emissão do título, conforme cada caso.

PUBLICIDADE

O TD é o documento que transfere definitivamente a propriedade do lote à família beneficiária, mediante pagamento e cumprimento de condições estabelecidas em lei. O valor depende do tamanho do lote, e pode ser quitado à vista, com desconto de 20%, ou a prazo, em até vinte anos, com prestações anuais e carência nos três primeiros anos. No Farroupilha, os lotes têm em média 23 hectares, e o valor médio para cada família ficou em torno de R$ 4,9 mil.

A agricultora Cleci Fatima Gonçalves conta que a família estava esperando pelo documento: “Agora é pagar a terra e ela é da gente”. O lote foi conquistado no ano de criação do assentamento – antes, ela esteve por oito anos acampada.

“Começou difícil, agora tá alinhado”, conta Cleci. Ela e o marido criaram os três filhos com a produção diversificada da família. Hoje, os filhos e netos já não moram com o casal, que continua cultivando a terra. “Daqui não saímos mais. Foi muito sofrido para ganhar. E tem os filhos. Quando a gente morrer, tem a terra para eles não sofrerem”.

Na quinta-feira (15/09), também receberam títulos famílias do assentamento Santa Tecla/Botão de Ouro, em Joia. Com os eventos desta semana, o Incra/RS atinge 227 títulos de domínio emitidos este ano.

Fonte: Clic Camaquã



94 visualizações0 comentário