BENITO E EMANUEL COMPÕEM A SEGUNDA CHAPA ENTREVISTADA

Iniciamos, na última semana, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito e a vice de Encruzilhada do Sul. Os questionamentos foram elencados conforme envio dos leitores do nosso semanário. As reportagens serão divulgadas em ordem alfabética, levando em conta o nome do candidato a prefeito. Além do jornal, impresso o material será veiculado no site do Sudeste e na página do Facebook. Conheça mais sobre Benito Paschoal (MDB) e Emanuel Nobre (PDT) da coligação “Para Encruzilhada Mudar e Avançar”.


Professor Benito

Filho de José Antônio Paschoal e Aide Fonseca Paschoal, iniciou sua vida profissional como Taxista, profissão que o auxiliou a sustentar a sua família e a custear os seus estudos, que foram concluídos em 1985. Começou a sua carreira no magistério como professor concursado no ano de 1989, desde então foi diretor da Escola Borges de Medeiros durante doze anos, nesse período, atuando como gestor, alcançou grande feitos que marcam a história da comunidade escolar e são reconhecidas até os dias de hoje. Na política, foi vereador por duas legislaturas, 2001/2004 e 2017/2020 e em ambas as vezes foi presidente da Câmara de Vereadores. Durante toda a sua vida teve uma forte ligação com o meio rural, sempre atuou ativamente junto com seu pai nesse meio, plantando e trabalhando na pecuária, atualmente segue a sua atividade como produtor rural na localidade do Cerro Partido. Hoje com 55 anos, pai de 3 filhos, está preparado para ajudar Encruzilhada mudar de verdade.


Emanuel

Filho de Elvira Guterres, e grande privilegiado por possuir dois pais, o biológico, Humberto Batista Krusser e o de criação, Laci Silva Brazil. Desde jovem trabalhou para ter o seu próprio sustento, atuando em lavouras de melancia, silvicultura, também em oficina mecânica, bem como se fez presente em projetos sociais. Concluiu a sua primeira graduação com bolsa integral em 2010 e a segunda graduação em 2020. É professor concursado no nosso município desde 2011, atualmente é vice-diretor na Escola Dom João VI e concursado pelo estado desde 2012. Hoje com 30 anos, casado com a Juliana, pai da Aina, representa a força da juventude e está disposto a ser a renovação que Encruzilhada precisa para mudar de verdade.

RESPOSTAS

De que forma serão tratadas e articuladas as buscas de recursos através de emendas federais e estaduais?

No nosso governo iremos articular com os deputados Estaduais e Federais dos partidos que compõem a coligação “Para Encruzilhada Mudar e Avançar” que são: MDB, PDT, PSDB e Republicanos, também buscaremos apoio com os parlamentares de outras siglas, mas que possuem base eleitoral e interesse político no município, particularmente, aqueles que deram apoio aos vereadores eleitos. Também iremos articular junto aos Ministérios através de uma “Central de Projetos”, que se dedique exclusivamente para tal fim.

Quais os projetos para geração de empregos? E de que forma serão viabilizados?

Nossos projetos para gerar emprego e renda irão se basear no potencial com agregado de valor do município, buscando empreendedores locais e de outras cidades, proporcionando contratos de comodato, sem ônus para o empreendedor. Estas empresas serão instaladas no Polo Madeireiro e no Polo Industrial do Renner. A Prefeitura dará apoio, com a infraestrutura necessária, instalação de água, energia e acesso. Iremos viabilizar a implantação de Agroindústrias e também o abate de bovinos, ovinos, suínos, aves aproximando a Secretaria de Agropecuária com a geração de empregos.

O que será feito em relação a melhoria das estradas do interior, principalmente na época de escoamento de safras, levando em conta a grande extensão de vias?

No nosso governo o interior terá prioridade em todos os campos, no que se refere a estradas, o fundamental é a manutenção correta e qualificada das estradas, pontes e bueiros, as mantendo em boas condições de trafegabilidade, isso se fará com equipes comprometidas, maquinário adequado, e com a possibilidade de buscarmos parcerias com a iniciativa privada, em especial, as do ramo madeireiro, buscando entendimento para o financiamento dos custos de manutenção. O setor de transportes, focará esforços, para recuperação das máquinas atuais e aquisição de maquinário novo e moderno, com recursos próprios e através de financiamentos a longo e médio prazo. No período de safra, do escoamento da produção agrícola, a Secretaria de Transportes terá prioridade no atendimento a tais demandas. Iremos adquirir plainas niveladoras articuladas para que sejam distribuídas em regiões estratégicas do nosso interior.

O candidato possui em seu Plano de Governo a implantação de Reurb nas vilas, principalmente naquelas em que a população sofre com a falta de esgotamento sanitário ou enchentes?

Atualmente existem cinco pontos críticos no nosso município, sendo eles: Morada da Colina, Vila da Fonte, Paraíso/Atanagildo Florisbal, Vila Esperança e Campos Verdes, que necessitam de implantação imediata da Lei 3830/2019. Sendo assim necessária, a imediata regularização urbana e sanitária dos pontos acima. É compromisso desta coligação o regular andamento dos projetos eficazes para que a sociedade adquira de forma legal as propriedades onde residem. Atendendo o Plano Diretor, Meio Ambiente, e outros aspectos legais poderão ser regularizadas áreas ou terrenos que se enquadrem na legislação. A partir daí a Prefeitura investirá em infraestrutura básica, com a readequação de ruas, passeio público e pavimentação de ruas, energia, água e esgotamento sanitário. Para tanto é necessário buscarmos parceria com os poderes do Estado e da União, tendo como objetivo o benefício social. Este tema deverá ser amplamente debatido com a Câmara de Vereadores, Associações de bairros e com os próprios interessados. O objetivo da administração deverá resgatar os princípios que norteiam o Plano Diretor, o Plano Saneamento Básico, o Plano de Habitação Popular, dando clareza a população dos futuros investimentos.


O candidato possui em seu Plano de Governo buscar verbas, para estruturação do Distrito Industrial, para futuramente poder instalar empresas naquele local, visto que atualmente são prédios em péssimas condições?

Em nossa gestão a Secretaria responsável pelo Distrito Industrial contará com verbas específicas objetivando restaurar e reestruturar os espaços. Estes recursos virão de projetos de readequação dos polos industriais, através de convênio com os Governos do Estado e da União com projetos específicos, por outro lado no que se refere a acessibilidade, energia elétrica, e água e esgotamento sanitário faremos esforços para junto aos órgãos públicos iniciarmos a efetivação dos projetos, tão logo assumirmos o Governo.

O candidato tem algum planejamento para incentivar a população a ficar no campo, visto que o êxodo rural é comprovado nas estimativas do IBGE?

Sim, através de parceria com as entidades voltadas ao meio rural, como por exemplo: SENAR, EMATER, Escolas Agrícolas, Universidades, oferecer capacitação. Entretanto, o foco principal é manter as estradas em boas condições de trafegabilidade, buscar através da CEEE e COSEL o reforço necessário da energia, em especial a Trifásica, que possibilite a instalação de Agroindústrias com o objetivo de agregar valor à produção. Buscar convênios para instalação de internet que tenha capacidade para prover suas necessidades. Transformar as escolas em polos de Educação, Saúde e até mesmo um ponto de referência e convivência para as famílias do campo. Iremos incentivar a implantação de Agroindústrias para agregar valor ao produto produzido no município.

Quais os projetos para melhorias na saúde do município?

Objetivando melhorar a Saúde, temos como projetos a instalação do “Posto de Saúde Noturno”, o “Programa de Saúde Rural” com equipe móvel na área rural e agendamento prévio de consultas no posto de referência. Ampliação e fortalecimento da Saúde Mental com a criação de um novo e adequado prédio para o CAPS e ampliação dos serviços do mesmo. Fortalecer e ampliar a parceria com o HSB - HOSPITAL SANTA BÁRBARA para o aumento de disponibilidade de consultas, exames e procedimentos especializados de média e alta complexidade. Ampliar e fortalecer o Programa de Saúde Bucal. Ampliar e fortalecer o atendimento da saúde as crianças, idosos, gestantes, e dependentes químicos. Fortalecer e ampliar as estratégias de saúde preventiva. Valorizar, apoiar, proporcionar boas condições de trabalho e capacitação contínua aos trabalhadores da saúde. Acreditamos que o serviço público deve estar evoluindo e melhorando de forma constante para a população, e isso iremos fazer também com os serviços de saúde de Encruzilhada do Sul.

Qual a opinião do candidato em relação a questão do contrato com a Corsan, mediante ao frequente desabastecimento de água e capacidade da barragem, que tem dificuldade de atender a população em época de estiagem e precisa ser reabastecida através de transposição de açudes.

É fazer ambas as partes cumprirem o que está no contrato, respeitando o cronograma pré-estabelecido e os investimentos previstos.

Existe algum projeto ou alguma intenção concreta para ajudar a desenvolver entidades que prestam relevantes serviços à comunidade encruzilhadense através de projetos sociais? Como por exemplo, ACBIS, ASSONAJU, Associação ACARAJÉ de CAPOEIRA, Escolinha de Futebol JUDA e muitas outras ?

Está muito claro que o município sozinho não consegue atender todas as demandas. Por isso é necessário buscar parceria com estas entidades, através de convênios, que além de viabilizar a continuidade destas possa agregar resultados para as pessoas que delas dependem.

Gostaria de saber como pensam fomentar a vinda de turismo rural para o Município e como pretendem preparar a população e os serviços para recebimento desses visitantes?

Estabelecendo parcerias com entidades, como: SENAR, EMATER, Sindicato Rural, para capacitar as Propriedades, Meios de Hospedagem, Restaurantes e demais serviços. Também sinalizar e garantir a trafegabilidade nas estradas onde estão localizadas as propriedades de Turismo Rural no município, e isto irá acontecer do Interior para o Centro. Também buscaremos recursos para o estabelecimento de Rotas e Roteiros, ampliando o já estabelecido Roteiro de Turismo Rural Serra das Encantadas, também divulgando em Feiras e nas Redes Sociais.



193 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.