CMPC INAUGURA SALA 4.0 DE INOVAÇÃO, AMBIENTE DE ACOMPANHAMENTO DE TODOS OS PROCESSOS OPERACIONAIS

Elaborado com base em conceitos de Advanced Analytics, Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas, o espaço centraliza dados e controles para garantir precisão às decisões

A CMPC inicia o ano de 2021 com um novo núcleo de acompanhamento de processos operacionais na planta industrial de Guaíba, no Rio Grande do Sul. Nomeado de Sala 4.0 de Inovação, o espaço foi criado com o objetivo de analisar, em um único local, todos os processos e informações das operações da companhia com alta agilidade e precisão. A iniciativa permite que sejam armazenados dados para serem utilizados como subsídios na otimização de processos, prevenção de falhas e mitigação de possíveis impactos nas operações. O ambiente foi planejado com base em conhecimentos de Advanced Analytics, Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas, alinhado ao pilar de atuação de melhoria continua da operação da organização.

Inspirado nos conceitos de indústria 4.0 e inteligência artificial, o espaço possui recursos de alta tecnologia e conta com uma equipe de profissionais com larga experiência em ferramentas de análise, operando de forma interligada com os colaboradores que atuam diretamente nas operações industriais e de campo. O objetivo é que, a curto, médio e longo prazos, a Sala 4.0 de Inovação proporcione resultados que subsidiem o processo de crescimento da companhia e o desenvolvimento de novas práticas de melhorias.

Publicidade



O diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger, destaca o início das operações da Sala 4.0 de Inovação: “Este é um espaço pensado de forma muito cuidadosa e planejado nos mínimos detalhes. Concebemos a ideia para termos um potente aliado na análise de processos, melhorias constantes e, também, para que possamos nos antever a possíveis falhas e corrigi-las, otimizando nossa eficiência operacional”, afirma. “Temos absoluta certeza de que a Sala 4.0 de Inovação será um marco na companhia e, desde o início da operação, já está apresentando resultados e relatórios bastante robustos para melhoria contínua”, completa Harger.

Sobre a CMPC

A unidade da CMPC Brasil fica localizada no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz 1,9 milhão de toneladas de celulose, matéria-prima biodegradável para fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), embalagens para medicamentos e alimentos, presente em vários outros itens do cotidiano das pessoas. A empresa gera 6,5 mil postos de trabalhos diretos e, considerando os empregos indiretos, sendo a maior indústria do estado. A sustentabilidade é um dos propósitos da companhia, que está presente no Brasil desde 2009, e é uma empresa da nova bioeconomia, recirculando 99,8% de seus resíduos sólidos, que são transformados em 15 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de PH do solo e fertilizantes orgânicos. Em 2020, o grupo CMPC comemorou 100 anos de atuação no mundo, onde conta com mais de 17 mil colaboradores em oito países. Outras informações estão no site http://www.cmpc.com.br/.


Fonte CMPC



57 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.