COE RECOMENDA O NÃO RETORNO ÀS AULAS E PROIBIÇÃO DE EVENTOS COM AGLOMERAÇÃO NA CAMPANHA ELEITORAL

Os membros do Comitê de Operações Emergenciais Municipal reuniram-se na terça-feira (06). As deliberações foram sobre a situação da COVID-19 no município e o planejamento de ações para controle do contagio durante a campanha eleitoral 2020.

De acordo com a ata, foi observado um grande aumento de casos ativos detectados após a Semana Farroupilha. Que embora recomendado o cancelamento dos eventos, sabe-se que houve grande circulação de pessoas no período. Conforme último Boletim Epidemiológico - 5 de outubro de 2020, verifica-se mais 1 óbito, 14 novos casos ativos e 42 casos em monitoramento ainda não testados.

Outro ponto preocupante para o Comitê, é o grande aumento da circulação de pessoas devido aos trabalhos da campanha eleitoral, inclusive visita a domicílios sem proteção o que aumenta consubstancialmente o risco de contaminação. Além da distribuição do material impresso que não seguem o protocolo obrigatório de segurança.

O secretário Municipal de Educação Solismar Ribeiro Figueiró, mencionou a preocupação com a Educação Municipal e explicou que todas as escolas municipais já criaram seus comitês e estes foram orientados, conforme a portaria da Secretaria Estadual. Ainda, se referiu da preocupação com a quantidade de novas regras de protocolos nos espaços educacionais e quanto ao transporte escolar, assuntos estes, que são alvo de um dilema ainda sem solução.

“Semanalmente, as Secretarias de Educação Regionais têm se reunido e a maioria dos municípios vizinhos continua a favor do não retorno presencial. Tais aglomerações são vetores de contágio e ainda se sabe que as crianças estão se aglomerando em casa de amigos, ou seja, se não há acompanhamento dos protocolos obrigatórios nas residências, estes mesmos poderão levar o vírus para os educandários”, pontuou Figueiró.

Conforme a vigilância sanitária, os planos de contingência das escolas municipais e estaduais ainda não foram protocolados o que impede o seguimento do cronograma de aprovação de retorno das aulas previstas com base nas portarias.

Assim foi decidido recomendar o não retorno das aulas presenciais no município para o ano letivo de 2020 e que seja feito um levantamento com os pais de cada escola sobre um retorno para documentar e referendar este parecer e de forma a usar este período para organizar um retorno adiantado para o ano de 2021.

As ações de campanha eleitoral de 2020 no município, tais como, aglomerações em locais públicos e privados, grande circulação de pessoas, distribuição de material gráfico, bandeiras, visitas domiciliares sem as proteções obrigatórias do Decreto Estadual 55.240 e possíveis passeatas, carreatas e comícios promovendo aglomeração de pessoas também tiveram a sua proibição recomendada.

“Atos estes que promovem a aglomeração de pessoas e contaminação com base em evidencias, como o acompanhamento dos casos no Centro de Triagem Respiratória do Município, os membros do COE Municipal recomendam a proibição destes por parte das autoridades competentes por este notificadas o quanto antes, considerando ainda que, não há protocolo de testagem em massa, uma grande possibilidade de pessoas assintomáticas em circulação e o já referido aumento de casos ativos verificado na última semana que, conforme a Vigilância Epidemiológica, na R27, Encruzilhada do Sul é a cidade com o maior coeficiente de internados - proporção de internados positivos para COVID-19 pelo total de doentes notificados no município”, diz a ata da reunião.

O Comitê de Operações Emergenciais Municipal, constituído por meio de portaria e com base no Decreto Estadual 55.240/2020, encaminhou a ata da reunião para os órgãos competentes e para imprensa para que a informação chegue ao público. E é formado por Clarissa Vrobleski Bicca, Solismar Ribeiro Figueiró, Carina de Almeida Ourives, Pedro Soares de Freitas, Tais Merheb Costa, Celso Jair Teixeira, Anamali Ferraz dos Santos, Liege Antonello, Anderson Zerwes , Josiani Cristina de Souza, Tammy Grazieli da Silveira Grandini e Aloísio Lopes Moraes.










596 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.