COLUNA POLÍTICA
Empresa devolve terreno onde iria se instalar
A empresa Konei, que em novembro do ano passado recebeu, por doação, uma área de 60 mil m² para se instalar em Encruzilhada; solicitou recentemente, em setembro agora, 2022; que fosse desfeita essa doação. Na mesma mensagem que o empresário enviou para a Secretaria de Planejamento ele fez esse pedido justificando de que agora a empresa necessita de maior área. Assim, o Executivo Municipal enviou à Câmara o Projeto de Lei para revogar a doação, o qual já foi aprovado. Porém, nesse mail a empresa não solicita outra área para instalação; não cita que metragem é necessária, e não cita, ou indica, se ainda tem interesse em vir, ou não, se instalar em Encruzilhada do Sul.
Ao ouvir essa notícia foi o primeiro ponto que me veio em mente: “ok, a empresa não quis mais, mudou o projeto, mas segue com plano de se instalar aqui, ou não?; e como fica o Município, que por um ano não pôde oferecer a área a outras empresas?; terá alguma indenização?; e a expectativa, geração de empregos?”. Claro que nesse mesmo espaço outras empresas poderão vir, mas há prejuízo de alguma forma, é uma notícia ruim.
Citou o vereador Jeferson (PP): “....o projeto que veio é bastante singelo, diz que está revogada a Lei 4002, na justificativa que recebemos está anexo o mail, que não diz quantos a mais precisa para vir, quantos empregos destinaria e deixou de destinar, e não diz também no projeto se essa área já foi transferida para a empresa, se já houve a escritura pública de doação desse bem público, se já houve a averbação da matrícula, pois é bastante relevante, e também questiono a bancada do governo se houve a supressão de mato, ou corte de algum eucalipto, alteração nesse imóvel, passível, aí sim, de indenização a posteriori”. A vereadora Cristina (PTB) sugeriu que nas futuras leis de doação, dessa natureza, esteja previsto algum ressarcimento ao Município quando, por exemplo, a empresa receba o terreno pronto.
Já o vereador Álvaro (MDB) disse: “...a informação que nos passaram; o mail, já diz que a empresa está requerendo (não vir mais), e a informação que tem outra empresa que já se enquadra nessa área e quer vir ao Município.... Quanto a questão se houve danos sim requerer ao Poder Público ser ressarcido dessas coisas, é natural e vai ser revista”.
O vereador Sidnei (PTB) defende que essas áreas sejam vendidas, captando recursos; recebendo a concordância do vereador Diudio (PP): “concordo com o Sidnei; é muito melhor fazer levantamento dessas áreas, vendermos, e aí o Município lava as mãos, fica nas mãos do empresário, gerando riquezas”.
Já os vereadores Periazinho (MDB) e Jeferson entendem de forma oposta. Posicionou-se Periazinho: “é preciso comprar outra área maior ainda, perto do anel, em torno da 471, pois é certo que mais empresas querem vir, então é o Município comprar para doar para empresas”; já Jeferson falou: “Bem público não deve ser vendido, mas sim destinado ao melhor interesse público, imagem os senhores se o Dr. Artigas tivesse vendido o Renner para pagar o tufo que lhe foi deixado da gestão desastrosa de 2013/2106, não teríamos o Parque dos Olivais, o Distrito industrial, nada; assim como desapropriou a Coopames e temos lá o Corpo de Bombeiros; e as empresas com inúmeros empregos, só em uma mais de 200 empregos”.

Publicidade
Será criado o Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres
A vereadora Cristina solicitou e o Executivo acatou; enviando à Câmara o projeto para a criação desse Fundo; que permitirá com que possa haver mais recursos financeiros para projetos, eventos, e outras necessidades do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. O vereador Sidnei foi além: sugeriu que o Município no seu orçamento já preveja, mesmo que percentual muito baixo, valores a serem destinados diretamente, para que haja independência na atuação e, assim, tendo uma gestão mais descentralizada do orçamento municipal.
Consulta Popular 2022: a votação termina hoje !!
A vereadora Cristina vem solicitando nas Sessões de que a população não deixe de votar na Consultora Popular para garantir a vitória da demanda 5, que, se vencedora, prevê a criação de um Centro de Referência para as Mulheres vítimas da violência, na cidade de Venâncio Aires. Porém, irá atender toda a região. Nas redes sociais da vereadora há o link, que também está sendo repassado via whatszapp.

CURTAS
# O vereador Adriano (Republicanos) lembrou que está funcionando a Farmácia Solidária, das 17h às 19h, segundas e quartas, no Posto Central. Agradeceu aos médicos que doam remédios “de amostras grátis” e a população, que entrega medicamentos que não irá utilizar. Citou que até os vencidos podem ser entregues, pois uma empresa recolhe.
# A vereadora Cristina parabenizou a APAE pela renovação da Diretoria e Conselhos em Assembleia na segunda, dia 28; destacando o excelente trabalho também da diretora Olinda Damé, e toda a equipe. Lembrou que a votação da Consulta Popular encerra-se dia 30;
# O vereador Jeferson saudou a presença da professora Ilza Mendelski, destacando ser ela a mãe do grande Delegado de Polícia, Dr. Daniel Ribeiro Mendelski; que tem destacada atuação, por tantas e tantas operações importantíssimas para a correção do Direito. e principalmente nas administrações lá do Estado, Porto Alegre, onde atua;

# O vereador Galera (PDT), e outros, citaram a presença da ex-vereadora, e presidente da Câmara, Soniamar Figueiró; e quem a acompanhava: Rachel Viegas, Maria Leci Pereira, e Tiago Severo. Cristina ao falar em Sônia lembrou que em quase 200 anos da cidade apenas 5 mulheres passaram pela Câmara de Vereadores;
