COMISSÃO DA CÂMARA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A VACINAÇÃO
Enfermeira Yuri conversou com os vereadores Jeferson, Diego e Cristina
Os membros da Comissão Provisória para o acompanhamento das ações do Poder Executivo Municipal de enfrentamento da pandemia da Covid-19, da Câmara de Vereadores, Jeferson Rodrigues, Diego Christoff e Cristina Boni reuniram-se na tarde de quinta-feira, 25 de março, com a enfermeira Yuri Beatriz Severo, responsável pela vigilância epidemiológica, buscando informações relacionadas ao cronograma de vacinação.
O presidente da Comissão, vereador Jeferson Rodrigues, comentou que o objetivo é acompanhar e fiscalizar a organização e execução do Plano de Vacinação contra a Covid-19. “A nossa missão, de fiscalizadores da Casa de Leis, é cobrar da Secretaria Municipal de Saúde transparência em relação às doses que chegaram até o momento e também buscar sua aplicação de forma rápida”, declarou Jeferson.
A Comissão Provisória também está buscando sua participação junto ao Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE), que foi criado para atuar no gerenciamento de medidas e estratégias de proteção ao coronavírus. Um ofício já foi encaminhado ao Executivo para que o prefeito publique portaria nomeando os novos integrantes.
“Queremos estar ao lado do Executivo nesse momento tão difícil, onde é grande o número de pessoas infectadas pelo Covid-19. Estamos prontos para trabalhar e buscar soluções rápidas que atendam nossa comunidade, principalmente quanto à imunização. Precisamos que todos sejam vacinados no menor tempo possível para evitarmos internações hospitalares e preservarmos a vida da nossa população”, destacou a vereadora Cristina Boni.
O vereador Diego Christoff que é secretário da comissão provisória e também médico do Município, destacou que o grupo quer colaborar, dando suporte e apontando caminhos para as novas etapas da vacinação e ações de combate à pandemia. “Estamos aqui para ajudar ”, disse Diego para a enfermeira Yuri, acrescentando: “O papel do vereador é cobrar e fiscalizar. Esta comissão será importante para que possamos unir esforços e cada dia mais aperfeiçoar o plano municipal”.
Durante a reunião a enfermeira Yuri respondeu diversos questionamentos dos vereadores, principalmente quanto aos critérios adotados durante a vacinação. “A Secretaria da Saúde, através da sua equipe de vacinação está atenta a todos os protocolos divulgados no Programa Nacional de Vacinação e tem procurado agilizar todos os processos referentes a Covid-19 em nossa cidade”, destacou Yuri.
Um dos principais pedidos da Comissão foi quanto a agilidade na aplicação das vacinas a cada novo lote que chega ao município.
“Ficamos felizes que no dia seguinte a nossa reunião foi anunciado que neste sábado a Secretaria da Saúde realizará drive thru com 600 doses de vacinas disponíveis para idosos acima de 67 anos”, comemorou a vereadora Cristina Boni.
Um novo lote de vacinas chegou nesta sexta-feira ao município. A vacinação deste sábado, exclusivamente dentro dos veículos, inicia às 9 horas, em frente ao ginásio Mesquitão. Para evitar aglomerações não serão vacinadas pessoas "a pé". Estas devem agendar sua vacinação em seu Posto de Saúde. Os idosos deverão comparecer com documento de identificação, Cartão do SUS ou CPF e Carteira de Vacinas.
