COMITÊ REGIONAL BUSCA HOMOLOGAÇÃO DE DECRETOS DE EMERGÊNCIA E AÇÕES DE APOIO JUNTO AO MAPA

Atualizado: Fev 19

Seguindo os trabalhos, já iniciados em dezembro de 2019, foi formando o Comitê Regional de Avaliação dos Prejuízos da Seca.



Reunião aconteceu na Casa da Amizade, em Pantano Grande | Foto: Divulgação

As perdas financeiras e econômicas da safra 2019/2020 causadas pela estiagem tem preocupados os produtores rurais e pecuaristas da região. Buscando ações que possam amenizar os prejuízos representantes da classe reuniram-se na terça-feira (11), com autoridades na Casa da Amizade em Pantano Grande.


Seguindo os trabalhos, já iniciados em dezembro de 2019, foi formando o Comitê Regional de Avaliação dos Prejuízos da Seca formados por representantes das cidades de Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Butiá, Minas do Leão, Pantano Grande e Rio Pardo. De acordo com o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Danilo Cardoso, que representa Encruzilhada do Sul na comissão, o grupo foi formado para alinhar e unir as demandas, pleiteando a homologação do Decreto de Emergência emitido pelos municípios e já solicitado aos governos Estadual e Federal e o atendimento aos produtores atingidos pela seca.


O encontro teve a participação de cerca de 200 produtores rurais e pecuaristas, representantes da Defesa Civil, prefeitos, deputados, do secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, e do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo.


Na oportunidade foi elaborado um documento chamado “Carta de Pantano Grande” relatando todos os problemas enfrentados com a estiagem. A carta foi entregue à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quarta-feira (13), pela bancada gaúcha na Câmara Federal.

Cardoso relata que agora aguarda-se a homologação dos decretos de emergência e medidas emergenciais do Governo Federal por parte o MAPA para contingenciar as perdas já consolidadas na safra 2019/2020.



71 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.