DEPUTADO MARCELO MORAES QUER DAR O TÍTULO PARA ENCRUZILHADA DE CAPITAL NACIONAL DO AZEITE DE OLIVA

O deputado Marcelo Moraes protocolou na última semana, Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, em Brasília, que confere o título de “Capital Nacional do Azeite de Oliva” à cidade de Encruzilhada do Sul.


A idéia surgiu durante uma reunião na Prefeitura com a presença dos vereadores do PTB, Cristina Boni e Sidnei Nunes, os deputados Marcelo Moraes e Kelly Moraes e o prefeito Benito Paschoal, no mês de maio.


Em sua justificativa na apresentação do projeto, o deputado Marcelo destacou: “O Projeto de Lei visa conferir ao Município de Encruzilhada do Sul no Estado do Rio Grande do Sul, o reconhecimento como “Capital Nacional do Azeite de Oliva”.


A cidade de Encruzilhada do Sul, é um município localizado no Vale do Rio Pardo. Ao longo de sua história, já foi conhecido como Santa Bárbara de Encruzilhada, Encruzilhada e, por fim, o atual nome. É o 20º município mais antigo do estado do Rio Grande do Sul,.


Ainda no Século XVIII, durante épocas de domínio português, porém marcado pelo confronto com os rivais espanhóis, foram demandados à Encruzilhada do Sul seus primeiros desbravadores. Estes, oriundos do Exército Português situado em Rio Pardo à época, e conhecido como 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, e também sob denominação de “Regimento de Dragões de Rio Pardo”. Tais soldados, quando instalados em Encruzilhada, escolheram como Santa protetora a imagem de Santa Bárbara, dando origem ao primeiro nome do local: Santa Bárbara de Encruzilhada.


Publicidade

Na década de 1950 o Estado do Rio Grande do Sul já aparecia como o maior produtor de azeitonas do país, sendo o responsável pela colheita de 219 mil quilos, de um total de 230.430 quilos produzidos no país ano de 1956. Hoje, a cultura tem importância econômica também no Vale do Rio Pardo. O cultivo de oliveiras no estado do Rio Grande do Sul se intensificou há 16 anos e está concentrado, principalmente na região sul. O Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura, o Pró-Oliva, da Secretaria Estadual de Agricultura, veio para apoiar os produtores e consolidar a atividade no estado.


A cidade de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, tem a maior área plantada com oliveiras no Rio Grande do Sul. São 27 propriedades rurais com cerca de 720 hectares, segundo a Estado.


Nesse contexto e em face do esforço e ao reconhecimento do povo trabalhador de Encruzilhada do Sul, especialmente aos produtores de azeite de oliva, que venho à presença de Vossas Excelências para solicitar apoio, no sentido de ver reconhecida a cidade de Encruzilhada do Sul-RS, como “Capital Nacional do Azeite de Oliva”, razões estas que levam a pedir aos nobres pares a aprovação desta proposição”.


Agora, o Projeto de Lei seguirá para o plenário da Câmara dos Deputados e a expectativa é de que nos próximos meses já seja aprovado pela Casa Legislativa.

87 visualizações0 comentário