DIA DO RADIALISTA FOI COMEMORADO NO DIA 07 DE NOVEMBRO

Esta data homenageia o profissional responsável em apresentar os programas e informativos radiofônicos, que entretêm os ouvintes com suas características vozes marcantes.


O Dia do Radialista é comemorado oficialmente no Brasil em 7 de novembro. Na verdade, em 21 de setembro também se comemora a dat. Isso acontece porque o dia já era comemorado em setembro até que a lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006, instituiu a nova data.


A data oficial para a comemoração do Dia do Radialista é uma homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.


No entanto, popularmente os radialistas ainda celebram o dia 21 de setembro, que se refere a data da criação da lei que fixava o salário base para estes profissionais, em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas.


Os radialistas ainda comemoram o Dia Mundial do Rádio, celebrado internacionalmente em 13 de fevereiro.


O Jornal do Sudeste presta uma homenagem a todos os radialista contando um pouco da história por trás do microfone de dois radialistas da rádio mais antiga de Encruzilhada do Sul, são eles:


Antonio Valpir Rocha, nascido em 28 de outubro de 1955, na cidade de Rio Pardo iniciou sua carreira em 1º de maio de 1976, na Rádio Rio Pardo emissora do Grupo Reunidas, onde exerceu as funções de auxiliar de escritório, locutor apresentador comercial e narrador esportivo.


Em 1º de novembro de 1982, assumiu as funções de gerente da Rádio Rio Pardo onde teve registro profissional nas funções de locutor, apresentador e discotecário na época, número 1297 na DRT.


Em 1986 assumiu a gerência da Rádio Encruzilhadense, exercendo as funções até 1º de julho de 2014. Nesse tempo foi locutor comercial, apresentador e locutor esportivo como narrador.


Desde 2020 é apresentador dos programas Bom dia Encruzilhada, Entardecer na Querência e Sábado Show na Rádio Encruzilhadense com espaço terceirizado.



Publicidade

Vanderlei Silva, Jornalista e Radialista, encruzilhadense, 46 anos, que tem como propósito e lema estar sempre de bem com à vida e ama o quê faz.


Radialista profissional desde 2000, pela Fundação Padre Landel de Moura de Porto Alegre. Teve passagens pelos veículos Rádio Comunitária 97,7 FM, 87,9 FM de Encruzilhada do Sul e Grupo RVA - Rádio Venâncio Aires 910, de Venâncio Aires.


Jornalista formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Desde novembro de 2006, atua na Rádio Encruzilhadense 1230. Produz e apresenta o tradicional Comunicação nas manhãs. O radiojornalismo com informações, entrevistas e prestação de serviços. Também conduz o programa Recados e Avisos.


Através desses dois radialistas prestamos uma homenagem a todos que levam informação e entretenimento a todos através das ondas do rádio.