DICIONÁRIO DE LIBRAS DO DETRAN/RS REÚNE VOCÁBULOS DE TRÂNSITO

Para qualificar a formação de candidatos surdos, o DetranRS lança, nesta quarta-feira (22/7), durante o 1° Encontro Virtual de Intérpretes de Libras da autarquia, a versão atualizada do dicionário de vocábulos de trânsito.


O material, que deve servir de referência a tradutores e intérpretes da língua brasileira de sinais, além de apoio aos próprios candidatos surdos, reúne cerca de 500 vocábulos recorrentes no processo de formação de condutores, apresentados em sinais fotografados e com verbetes que contextualizam seus significados.

Publicidade

Na elaboração da nova versão foram considerados sinais adotados pela comunidade surda, contando com a colaboração de profissionais do DetranRS e consultoria de intérpretes fluentes em Libras.


Responsável pelo projeto, a pedagoga Macleine Paviani, da Coordenadoria de Exames Teóricos do DetranRS, explica que o objetivo é qualificar continuamente o processo de habilitação de condutores surdos através da acessibilidade linguística. “É um material que precisa ser constantemente revisado. Devido à existência de variações linguísticas, por vezes convencionadas em determinadas localidades ou regiões do Estado, sempre haverá possibilidade de novas construções e de atualizações periódicas”, acrescenta.


A servidora também explica que para muitas palavras específicas da área de trânsito não há sinal convencionado pela comunidade surda. Nesse caso, o dicionário apresenta sugestões de escolha tradutória.


O dicionário de Libras do DetranRS está disponível no site www.detran.rs.gov.br, no menu Habilitação/CNH, em Orientação para candidatos surdos.


Origem

Desde 2009 o Detran gaúcho desenvolve ações para a inclusão de pessoas surdas no processo de habilitação. O projeto precursor, designado à época “Trânsito em Todos os Sentidos”, dentre outros avanços, possibilitou a elaboração do primeiro dicionário de Libras com vocábulos específicos, relacionados à dinâmica do trânsito e a termos usualmente utilizados no processo de habilitação, produzido por meio de parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).


Na última década, foram realizados cerca de 4,8 mil exames teóricos e práticos a candidatos surdos, período no qual se verificou a necessidade de ampliar o material, padronizar e divulgar sinais específicos da área de trânsito. O RS tem atualmente 1,5 mil condutores surdos com CNH válida.


“A autarquia está comprometida em qualificar o atendimento às pessoas surdas e o dicionário lançado mostra a importância que damos para a formação de condutores e inclusão social”, afirma o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci.

• Clique aqui e acesse versão atualizada do dicionário de libras com vocábulos de trânsito.

Texto: Ascom DetranRS Edição: Secom





16 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.