EDUCADORAS DA REDE MUNICIPAL DIVULGAM A SEMANA PCD

Visando a divulgação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, educadoras especiais da rede municipal de ensino desenvolveram ações virtuais para refletir sobre os desafios da área nos tempos de pandemia. As ações envolvem a participação de profissionais de diferentes áreas e destacam a importância da inclusão. O material será disponibilizado virtualmente em redes sociais das escolas e também estará disponível no site https://linktr.ee/semanadapessoacomdeficiencia.


A iniciativa foi do grupo de seis educadoras especiais em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Uma das idealizadoras foi a educadora Elisabeth Silveira. Para ela, este tipo de ação valoriza a reflexão sobre o tema. “É um momento que não pode passar em branco. Pois nem sempre se nasce com uma deficiência. Muitas vezes, uma deficiência se desenvolve ao longo da vida. E esse tipo de ação é uma maneira de tocar as famílias.”, diz.

Publicidade


A educadora especial Ana Paula Carvalho Ramos destaca que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla mostra uma realidade que, muitas vezes, é pouco valorizada. “Acredito que um evento é importante para mostrar a realidade e as dificuldades da área, mas, principalmente das pessoas com deficiência e as famílias”, comenta.


ATRAÇÕES – O evento vai contar com falas e entrevistas de profissionais de várias áreas, como fisioterapia, psicologia, psiquiatria, entre outros. Além de um relato de uma mãe de um autista que também é professora. A ação ainda vai disponibilizar uma lista de filmes relacionados com o tema com o intuito de refletir sobre a da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

LEGISLAÇÃO – A lei 13.585/17 Institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O dispositivo legal estabelece que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto de cada ano e visa a conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Nomes:

Ana Paula C. Ramos

Beatriz da Rocha Moralles Guterres

Claúdia Virgínia H. Kopp

Elaine Guterres

Elisabeth Silveira da Silveira

Nelma R. Pedroso

#PraCegoVer Retângulo em degradê, azul-escuro escuro na parte superior esquerda e azul claro na inferior à direita, com linhas que se entrecruzam gerando diversos quadriláteros. No alto, escrito em letras bastão amarelas Semana Municipal. Segue na linha abaixo com Da pessoa com deficiência. Abaixo, à esquerda, uma faixa branca com figuras de PcD e sem deficiências, lado a lado, com braços erguidos. Ao lado da faixa, em letra bastão branca escrito Encruzilhada do Sul. No centro do retângulo, em duas linhas, entre aspas, está escrito os desafios das PcD e suas famílias em tempos de pandemia. Abaixo e no centro, em letras cursiva amarelas escrito Relatos; à esquerda Relatos de especialistas e na direita Entrevistas. Abaixo de Relatos está escrito Dicas de filmes. Atrás da programação tem uma letra V estilizada. Na parte inferior, em azul escuro está escrito 21 a 28 de agosto, com letra bastão e números.


25 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.