top of page

EMPOSSADOS OS SECRETÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL

A solenidade de transmissão de cargo do Governo do Rio Grande do Sul ocorreu nesse domingo (1º), no Palácio Piratini. O governador, Ranolfo Vieira Júnior, passou o cargo para Eduardo Leite, eleito no segundo turno em 2022.

"Quero saudar, com muita alegria, meu amigo, agora ex-governador Ranolfo Vieira Júnior. Que privilégio, Ranolfo, nestes anos, ter contado com a tua parceria, com a tua lealdade. E, como sempre, uma amizade cívica, porque construída na visão de cidadãos que se unem pelo Estado, mas que se transformou em uma amizade verdadeira, leal, que eu vou carregar para a vida toda”, disse Leite durante pronunciamento.

O governador também enfatizou a importância da atuação do vice Gabriel na parceria para a disputa eleitoral. "Quero saudar o nosso vice-governador Gabriel Souza, pela parceria que construímos e que me deixa muito convicto: nos próximos anos, Gabriel, seremos capazes de fazer grandes coisas por este Estado", ressaltou.

Após os pronunciamentos, foi realizada a cerimônia de posse de alguns dos secretários estaduais.


Publicidade

Conheça os profissionais: Procuradoria-Geral do Estado - Eduardo Cunha da Costa: Iniciou a carreira na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em 2007. É procurador-geral do Estado desde 1º de janeiro de 2019.

Casa Civil - Artur Lemos: No primeiro governo de Eduardo Leite comandou a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura de janeiro de 2019 até fevereiro de 2021, quando assumiu a Casa Civil.

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - Giovani Feltes: Natural de São Leopoldo, foi vereador por 12 anos em Campo Bom e prefeito do município por três mandatos. Formado em Gestão Pública, presidiu e compôs comissões como a de Constituição e Justiça, de Serviços Públicos e a Especial sobre a Renegociação da Dívida Pública do Estado.

Secretaria de Assistência Social - Beto Fantinel: Atuou como assessor especial do governador José Ivo Sartori. Foi chefe da assessoria parlamentar do Ministério da Cidadania. Presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

Secretaria da Cultura - Beatriz Araujo: De 1988 a 1992, esteve na direção do Theatro Sete de Abril, em Pelotas. Foi duas vezes secretária de Cultura de Pelotas, quando criou o Conselho Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Museus. Em 2018, coordenou a 11ª Bienal do Mercosul. Em 2019, assumiu a Secretária Estadual da Cultura.

Secretaria de Comunicação - Tânia Moreira: Desde 1990, coordena campanhas políticas na área de rádio e TV. Também foi coordenadora de comunicação da prefeitura de Porto Alegre, em 2017. Na primeira gestão de Eduardo Leite, esteve à frente da Secretaria de Comunicação desde o início do governo até junho de 2022.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Ernani Polo: Em 2015, assumiu a pasta da Agricultura, durante a gestão do governador José Ivo Sartori. Em 2017, foi escolhido presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri). Em 2020, presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Secretaria de Desenvolvimento Rural - Ronaldo Santini: Como deputado federal entre 2018-2020, integrou a Frente Parlamentar da Agropecuária, tendo sido vice-presidente para a Região Sul. Esteve à frente da Secretaria de Turismo do Estado de março de 2021 a março de 2022. Depois passou a ser secretário extraordinário de Apoio à Gestão Política e Administrativa.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano - Carlos Rafael Mallmann: Nasceu em Estrela. Além de passagens pela iniciativa privada, atuou no governo do Estado, na Assembleia Legislativa e no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), onde foi diretor administrativo. No primeiro governo Eduardo Leite, coordenou o programa Pavimenta. Está à frente Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano desde abril de 2022.

Secretaria da Educação - Raquel Teixeira: Está à frente da Secretaria da Educação desde abril de 2021. Tem extensa carreira de serviços prestados na área da educação. Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura e secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás.

Secretaria do Esporte e Lazer - Danrlei de Deus Hinterholz: No pleito de outubro de 2022, conquistou a quarta eleição seguida para a Câmara Federal. Integrante das comissões da Educação e do Esporte em Brasília, em todos os mandatos foi autor de diferentes projetos nessas áreas. Entre maio 2021 e março de 2022, esteve à frente da Secretaria do Esporte e Lazer na gestão de Eduardo Leite.

Secretaria Extraordinária da Inclusão Digital - Lisiane Lemos: É advogada, palestrante, professora, criadora de conteúdo e especialista em tecnologia. Atuou como colíder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, além de ser cofundadora do Conselheira 101, Rede de Profissionais Negros e Blacks at Microsoft Brasil e integrou o Instituto Pactuá. A secretária ainda não tomou posse.

Secretaria da Fazenda - Pricilla Maria Santana: Subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desde 2015. Especialista em Políticas Públicas e gestão governamental do Ministério da Economia, desde 1998, foi gerente-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entre 2005 e 2009. É a primeira mulher a assumir a Secretaria da Fazenda do RS. A secretária ainda não tomou posse. Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia - Simone Stülp: Nasceu em Encantado. Foi secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia e pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, diretora do Tecnovates – Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates e diretora de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - Mateus Wesp: Foi procurador-geral do município em Passo Fundo de fevereiro de 2013 a julho de 2015. No primeiro governo Eduardo Leite, foi relator do Orçamento do Estado por quatro anos, além de líder do governo na Assembleia Legislativa e líder da bancada do PSDB. Foi membro titular das comissões de Finanças (2019 a 2022) e de Constituição e Justiça (2021) da Assembleia Legislativa.

Secretaria de Logística e Transportes - Juvir Costella: É servidor público estadual aposentado. Foi gerente da extinta Caixa Econômica Estadual e vereador por dois mandatos em Esteio. Teve passagem pela Secretaria de Habitação no governo Yeda Crusius e, em 2015, assumiu a pasta de Turismo, Esporte e Lazer no governo Sartori. Na última eleição, reelegeu-se deputado estadual. Foi secretário de Logística e Transportes do Estado de 2019 até março de 2022. O secretário ainda não tomou posse.

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura - Marjorie Kauffmann: Natural de Lajeado, é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No primeiro governo de Eduardo Leite, presidiu a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), entre 2019 e 2022. Na sequência, se tornou secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Secretaria de Obras Públicas - Izabel Matte: Natural de Porto Alegre, é arquiteta e urbanista formada pela Unisinos. É funcionária de carreira da prefeitura de Porto Alegre. Foi secretária de Planejamento Estratégico e Orçamento da prefeitura de Porto Alegre. No primeiro governo Eduardo Leite, foi secretária adjunta de Planejamento, Governança e Gestão.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - Claudio Gastal: Foi presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Também atuou como coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional em Pelotas. Integrou desde o início o primeiro mandato de Eduardo Leite, primeiramente à frente da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica e, depois, com unificação de pastas, assumiu a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Secretaria de Parcerias e Concessões - Pedro Capeluppi: Desde 2014 é funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Foi secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, no Ministério do Planejamento, no governo Michel Temer. Em julho de 2022, ingressou na Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia. Entre 2019 e 2021, foi secretário adjunto de Desenvolvimento da Infraestrutura no Ministério da Economia. O secretário ainda não tomou posse.

Secretaria da Saúde - Arita Bergmann: Foi secretária da Saúde na sua cidade natal de 1983 a 1991. Entre 2003 e 2006, na Secretaria Estadual da Saúde, foi diretora de Planejamento. No governo de Yeda Crusius (2007-2010), foi secretária adjunta da Saúde, assumindo, em 2010, a titularidade da pasta. De 2011 a 2016, esteve à frente da secretária municipal da Saúde de Pelotas. Em 2019, voltou a ser titular da Secretaria Estadual da Saúde, cargo que ocupou durante toda a gestão 2019-2022.

Secretaria da Segurança Pública - Sandro Caron: Atuou na Coordenação da Segurança da Copa do Mundo de 2014 no RS, e coordenou o serviço antiterrorismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No Rio Grande do Sul, foi diretor de inteligência da PF e atuou por mais de três anos na Embaixada do Brasil em Portugal. Em setembro de 2020, assumiu a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, função que desempenhou até o final de dezembro de 2022.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo - Luiz Henrique Viana: Na administração municipal de Pelotas, entre 2011 e 2012, foi secretário de Qualidade Ambiental. A partir de 2013, foi vereador, sendo líder do governo do então prefeito Eduardo Leite na Câmara Municipal. No primeiro governo de Eduardo Leite, foi secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, entre março de 2021 e abril de 2022.

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional - Gilmar Sossella: É agricultor e funcionário de carreira do Banco do Brasil. Presidiu a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na gestão 2003/2004. Na Assembleia, foi membro titular das comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura e Educação, entre outras.

Secretaria de Turismo - Vílson Covatti: Deputado estadual por três mandatos, presidiu a Assembleia Legislativa em 2003. Elegeu-se deputado federal por dois mandatos, o primeiro deles em 2006. Ocupou cargos em comissões temáticas, tanto na Assembleia como no Congresso.

Casa Militar - Luciano Boeira: Na Brigada Militar (BM) desde 1993, se formou na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul em 1996. Participou da Força Nacional entre 2009 e 2010 e foi subchefe de Operações entre 2019 e 2021.

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária - Ainda sem definição de titular.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini


 


39 visualizações0 comentário
bottom of page