ENCRUZILHADENSE É VENCEDORA DO PRÊMIO PERSONAGEM SOJA BRASIL


Foto: Divulgação

A encruzilhadense Beatriz Spalding Corrêa Ferreira foi vencedora do Prêmio Personagem Soja Brasil - safra 2019/2020, na categoria pesquisa, através dos votos da comissão julgadora. Ela é filha do casal, já in memoriam, Colmar e Otty Corrêa.

O reconhecimento chamado popularmente como o “Oscar da Soja” visa valorizar as contribuições para o desenvolvimento da soja no País. O anúncio foi feito em evento on-line promovido, na noite do dia 29 de abril, pelo Canal Rural. Beatriz é pesquisadora aposentada da Embrapa Soja do estado do Paraná, onde reside na cidade de Londrina.

Para Beatriz, a homenagem feita ao seu trabalho de pesquisa é muito gratificante. Ela ressaltou o envolvimento de toda a equipe de entomologia, responsável pelo desenvolvimento e a adoção do Manejo Integrado de Pragas, tecnologia que possibilita a redução de 50% no uso de inseticidas para controle de pragas da soja, no Paraná. "Pra mim, o grande prêmio é ver as técnicas de manejo de pragas sendo adotadas pelos produtores e também perceber que esta adoção é revertida em benefícios ao setor produtivo", comemora. Veja o depoimento dela no link https://youtu.be/mkY2xPPnnhY.

Continua após a publicidade

Carreira

A pesquisadora aposentada Beatriz Spalding Corrêa Ferreira possui graduação em História Natural e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola. Trabalhou como pesquisadora na Embrapa Soja de 1975 a 2008; foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e atuou como consultora em projetos de pesquisa na sua área de atuação até 2018. Beatriz foi responsável pelos primeiros estudos, em 1979, para o controle biológico dos percevejos, uma das principais pragas da soja.


Vespinhas

A pesquisadora identificou que as vespinhas Trissolcus basalis e mais recentemente Telenomus podisi parasitavam os ovos de percevejo e que, quando liberadas nos campos contribuem para a redução populacional da praga. Na Embrapa Soja também compôs a equipe que foi pioneira na recomendação do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no Brasil. Este programa preconiza eliminar as pragas nas lavouras somente quando estas estão presentes em níveis elevados para causar danos econômicos, assim preservando os inimigos naturais que são os insetos benéficos.


Personagem Soja Brasil

O Prêmio Personagem Soja Brasil é dividido em duas categorias: produtores e pesquisadores. Os indicados têm suas histórias exibidas no site Soja Brasil. O concurso compõe o Projeto Soja Brasil, uma iniciativa de comunicação e de transferência de tecnologia que objetiva debater os problemas da sojicultura brasileira e apresentar as soluções para o enfrentamento dos desafios do campo. Com direção do Canal Rural, coordenação técnica da Embrapa Soja e apoio da Aprosoja, o Soja Brasil é viabilizado por meio de reportagens na televisão e no site do Canal Rural, expedições em que as equipes de reportagens e pesquisadores da Embrapa visitam as propriedades rurais, fóruns e debates públicos com temáticas diversas, além do compartilhamento em redes sociais digitais.


Também foram vencedores os produtores Cornélio Sanders (voto popular) e Rogério Ferrarin (voto da comissão julgadora) e a pesquisadora Francismar Correa Guimarães (voto popular). (Com informações da Embrapa Soja e Canal Rural).

Foto: Embrapa/Canal Rural




1,081 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.