ENFERMEIRA VETERANA DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA GUERRA COMPLETA 104 ANOS

Na última sexta-feira, dia 22 de Outubro, Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero, fez seu 104º aniversário. Ela é última das 67 enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira e de outras seis enfermeiras que atuaram junto ao 1º Grupo de Aviação de Caça.


Nascida na Cidade do Rio de janeiro, em 1917, e passando a viver em Tijuca, foi alfabetizada pela mãe e fez o primário no Colégio Maria Imaculada, onde aprendeu piano e trabalhos manuais, como era uma típica educação feminina na época. Formou-se em ciências e letras no Colégio Pedro II, no centro do Rio de Janeiro, e mais tarde realizou um Curso de Aperfeiçoamento e Arte Decorativa da Escola Politécnica Nacional de Engenharia, tendo melhor conhecimento em formação de decoradora, professora de desenho e desenhista.


Publicidade

Aos 27 anos apresentou-se voluntária para a FEB, na Diretoria de Saúde do Exército, no prédio do então Ministério de Guerra, hoje Palácio Duque de Caxias, no centro do Rio de Janeiro. Realizou Curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército, de janeiro a abril de 1944, sendo convocada como Enfermeira de 3ª Classe. Em junho de 1944 seguiu, através de avião, para a Itália, servindo nos hospitais norte-americanos, na Seção brasileira. Em agosto, por determinação do Comandante da FEB, junto com as demais companheiras enfermeiras, foi arvorada ao posto de 2º tenente.


Após a guerra, Virgínia foi licenciada do Serviço Ativo e retornou à Prefeitura do Distrito Federal, onde serviu até 1957, e, no mesmo ano, por dispositivo legal, foi convocada para o Serviço Ativo do Exército, retornando no posto de 2º tenente e classificada na Policlínica Central do Exército. Em 1962, foi promovida ao posto de 1º tenente Enfermeira. Em 1963, deixou o Serviço Ativo, quando foi promovida a capitão, ingressando na Reserva de 1ª Classe. Com sua participação na Segunda Guerra Mundial, recebeu a Medalha de Campanha e a Medalha de Guerra.


Fonte: Divulgação

12 visualizações0 comentário