ESCOLA BARÃO DO QUARAÍ INOVANDO PARA UM APRENDIZADO HUMANIZADO E ACOLHIMENTO PARA TODOS

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Quaraí, localizada na Rua Zigomar Sperb, 20, está realizando um trabalho forte de aprendizado humanizado e acolhimento às famílias e alunos, principalmente nesse período de pandemia.


O educandário foi fundado em 19 de setembro de 1958 e conta com 170 estudantes. A diretora Vivian Silveira Nogueira e sua equipe formada pelo vice-diretor Renato Carvalho Cardoso, supervisoras Tânia Margarete Corrêa Silveira e Daniela Rael Machado e orientadora Roselaine Corrêa Oliveira, vêm desenvolvendo um trabalho muito bonito, incentivador e motivador para toda a comunidade escolar, desde o início da gestão, principalmente nesse período de pandemia onde as aulas estão acontecendo de forma remota.



Vivian relata que quando assumiu a direção da escola em 30 de dezembro de 2018, entrou com o propósito de mudar a visão que a comunidade tinha em relação a Escola Barão do Quaraí. O objetivo inicial era trazer a família num contato maior com a escola e com isto estreitar o vínculo com o aluno, fazendo com que o aluno se sentisse acolhido e importante. "Por isso durante a Pandemia, sempre nos preocupamos não só com o pedagógico, mas sim como estava sua vida e sua família neste período tão complicado", ressaltou a diretora que ainda enaltece a equipe maravilhosa de professores e funcionários que estão sempre empenhados em fazer da escola um local de aprendizagem humanizada e acolhimento para todos.


A diretora conta que tanto a direção como professores e funcionários sempre acreditaram que devem cuidar da escola, enquanto espaço físico, como se fosse a casa de cada um. "Quem entra fica encantado, durante este período nunca deixamos de cuidar do Educandário. Sempre tentando e conseguindo melhorar cada vez mais".



Publicidade

A equipe está sempre criando estratégias para manter a atenção dos alunos voltada para a escola, para dar sequência a formação educacional de cada um. E durante esse período de pandemia onde as aulas são remotas foi e estão sendo realizada visitas e entregas de atividades a todas as famílias, inclusive alunos que moram no interior os professores realizam a visita.


"Sabemos das grandes dificuldades que se apresenta na Escola Pública em relação a parte estrutural, mas dentro dela temos excelentes profissionais, que muitas vezes atendem também escolas privadas. Profissionais estes que estão dando o seu melhor neste momento tão complexo, trabalham horas atendendo todos os alunos com muito carinho e dedicação, mesmo não sendo reconhecidos como deveriam. Nossa escola, hoje, estruturalmente, está bem equipada. Graças a Escola Pública de boa qualidade, os alunos estão tendo oportunidade de estudar e ter uma educação formal”, explicou a diretora.



Em conversa com a diretora do educandário, perguntamos o que estava sendo feito de diferente para motivar e incentivar os alunos a seguirem como o mesmo intuito e propósito, com os estudos nesse momento de pandemia onde as aulas não são presenciais. Vivian relatou que a escola não mede esforços em buscar pessoas que pudessem estimular e não deixar a desmotivação acabar com o sonho de concluir os estudos.


"E para este ano, achávamos que já estaríamos tendo aula presencial, mas o momento não se apresentou assim. E aí, o que fazer? Assim surgiu a ideia de conversar com um grande amigo de infância, que até hoje mantemos contato e que através de uma conversa informal surgiu a ideia do vídeo com o Marcelo Dourado", explicou Vivian Nogueira


Vídeo este em que uma personalidade que participou de um reality show e foi campeão, professor de educação física e ex-estudante de escola pública fala sobre a importância de estudar e dar o melhor de si, e que mesmo em uma escola pública, o estudante se dedicando e contando com o apoio de educadores capacitados podem alcançarem seus sonhos e tornarem-se grande profissionais.



597 visualizações0 comentário