top of page

ESTUDANTES DA ESCOLA GOMERCINDA FAZENDO HISTÓRIA

Alunos do 3º ano do Instituto Educacional Gomercinda Dorneles Fontoura estão mostrando que o educandário onde estudam pode ensinar muito mais do que está escrito nos livros.


Uma história linda de aprendizado e de comunhão entre professores, alunos e pais só poderia dar resultados emocionantes e a certeza de que esses alunos estão trilhando uma linda trajetória que mistura estudo, cidadania, amizade e amor.


Tudo começou com o projeto Folclorices de Brincar, onde a Secretaria Estadual de Educação disponibiliza o aplicativo Elefante Letrado para as escolas e os alunos. Entre muitos livros disponibilizados no aplicativo, a professora Elizeth Severo do 3º ano escolheu o livro Saco de Brinquedos e Folclorices de Brincar para fundamentar o projeto que seria desenvolvido pela turma.

Em um lindo domingo a turma realizou um piquenique com as famílias, cada pai/mãe levou um brinquedo da sua época e foi diversão garantida (pé de lata, carrinho de rolimã, cabo de guerra, entre outros).


Filhos e pais se divertiram muito, todos juntos.

Os alunos Anthônia Langassner, Juliano Nozawa e Lucas Fabis foram sorteados entre os colegas para representarem o projeto e a Escola Normal. Em outubro desse ano, ocorreu na Escola Borges de Medeiros, a apresentação dos trabalhos das escolas estaduais do município, onde o projeto do 3º ano da Escola Gomercinda foi um dos selecionados para a fase regional.

Ao total, foram 100 projetos classificados para essa etapa, escolhidos entre as 445 atividades que representam as 89 escolas estaduais dos 18 municípios de abrangência da 6º CRE.


No mês de novembro, a turma conquistou destaque de Honra e Mérito, pelo eixo Elefante Letrado na quinta Mostra Regional de Projetos, em Santa Cruz do Sul.


O projeto dos pequenos alunos também foi selecionado para contribuir com o documentário do Elefante Letrado da Secretaria Estadual de Educação e também participará do livro com todos os projetos destaques da quinta Mostra Regional de Projetos.


Publicidade


OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA MIRIM

A mesma turma do 3º ano do Instituto Estadual Gomercinda Dorneles Fontoura, continua sendo destaque, mas agora na Olimpíada de Matemática Mirim:

– Vinícius Job é medalhista de Ouro

– Vinícius Cunha e Luiz Felipe Racki foram classificados para a segunda etapa da Olimpíada.


UM PRESENTE PARA A ESCOLA

Como o Instituto Educacional Gomercinda Dorneles Fontoura completou recentemente seus 60 anos, a turma do 3º ano pensou em um novo projeto intitulado “Um Presente para Nossa Escola!”.


Como fomos destaques em um projeto de leitura, queríamos ao mesmo tempo presentear nossa escola e incentivar a leitura dentro do ambiente de convivência escolar”, contou a professora Elizeth Severo.


Foi assim que surgiu a ideia de revitalizar um espaço do pátio do educandário.

Para esse projeto sair do papel o 3º ano contou com o patrocínio de diversas pessoas e empresas que abraçaram e acreditaram no trabalho dos alunos, pais e da professora Elizeth Severo, sendo: Loja Algodão Doce, Casa de Carnes Minuano, Leopoldina Café Burguer, Altemeyer de Freitas Papelaria e Bazar, Clubinho de Idiomas, Dr. Tiago Riegel, Farmácia Santa Bárbara, Agropecuária Campestre, Renata Pilati Cabeleireira, Maria Alzira Pedroso Batista Luz, Maria da Graça Garcez Nozawa, Dra. Andrissa Duarte, FL Publicidades, Brazuca Store, Vanuza Tecidos e Acessórios, Elisângela Guterres – Corretora de Imóveis, Rudy Nunes Langassner – Engenheiro Ambiental, Lisane Martins – Psicopedagogia Clínica, Pranke Assessoria Agropecuária, Dr. Juliano Nozawa.


Para elaboração do projeto a turma também contou com os seguintes fornecedores: Comercial Priotto, Comunicação Visual, Reinvente, Marcelo Ulinoski, Cláudia Duarte e Rodrigo Rocha.


A turma do 3º ano presenteou a Escola Gomercinda com quatro bancos e uma casinha da leitura, que consiste em realizar troca-troca de livros.

No dia 5 de dezembro, pais e alunos, juntamente com a professora Elizeth Severo, realizaram a organização do espaço para recebimento dos bancos, casinha e floreira.


Todos os bancos foram pintados pelos alunos da turma, por meio de uma oficina de pintura realizada pelo Ateliê Todo Arte, com coordenação de Cláudia Duarte e Rodrigo Rocha, ambos com alma e espírito artístico, pois realizaram a atividade com excelência.


As crianças conseguiram deixar seu carinho para a Escola Gomercinda, através dos lindos desenhos pintados. Foi um entardecer lindo, de muita união, amor e cumplicidade.


No dia 6 de dezembro foi realizado o ato de entrega do projeto “Um Presente para a Escola”, que contou com a presença de alunos, professores, direção, pais e patrocinadores.


Um dia muito especial que com certeza fará parte das boas memórias dos lindos alunos do 3º ano da Escola Gomercinda e de todos aqueles que estavam presentes nesse evento tão lindo e significativo.

Fonte: Jornal 19 de Julho









56 visualizações0 comentário
bottom of page