FRUTICULTURA ENCRUZILHADENSE RECEBE REFORÇO DO MIRTILO

Uma fruta pequena e saborosa que garante proporcionar benefícios a saúde.






O mirtilo vem ganhando mercado no Brasil nos últimos anos. Os primeiros cultivos da fruta começaram no Rio Grande do Sul, na década de 1980, como estudo. Nos anos de 1990, começou a ganhar espaço no mercado. Agora, está sendo produzido em Encruzilhada do Sul.


Uma fruta pequena e saborosa que garante proporcionar benefícios a saúde. O mirtilo promete melhorar os níveis de colesterol, açúcar no sangue, prevenir inflamações e proteger a saúde dos olhos. A "blueberry", como é chamada a fruta nos Estados Unidos, pode ser consumida in natura e também na forma de doces e sucos.


Atualmente, no município Paula Becker é a precursora. A produtora rural, que também cultiva oliveiras, possui um hectare plantado da fruta na Fazenda São Jorge, na localidade do Chanã. De acordo com Paula, foi possível colher 40 quilos no primeiro ano com a atual área cultivada e anuncia a ampliação. “Este ano vamos aumentar para cinco hectares a área plantada. E já temos mirtilo para venda. Com a marca Herança do Cerro comercializamos a R$55 o quilo.” Paula ainda conta que em Porto Alegre que o valor chega a R$100 por quilo da fruta”.


Além de uma fruta saborosa e benéfica à saúde, para a produção, uma das principais vantagens é que não há necessidade de ter uma grande área de terra. E já está confirmada a aptidão do solo encruzilhadenses para mais este cultivo. Para adquirir o mirtilo encruzilhadense ou se tornar um produtor da fruta os interessados podem contatar com Paula através do fone (11) 98273 7903.


Saiba mais:

Acredita-se que as antocianinas sejam os principais bioativos responsáveis ​​pelos benefícios do blueberry para a saúde. Embora seja mais conhecido por melhorar a visão, há relatos de que o blueberry ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue, tem efeitos anti-inflamatórios, ajuda a controlar o colesterol ruim e reduz o estresse oxidativo. Portanto, o blueberry é uma ótima opção para tratamentos alternativos e prevenção de condições associadas à inflamação, problemas com o colesterol, excesso de açúcar no sangue, aumento do estresse oxidativo, doenças cardiovasculares (DCV), câncer, diabetes, demência, entre outras doenças relacionadas à idade. Há também relatos de que o blueberry possui atividade antimicrobiana. Isso tudo de acordo com um estudo publicado pela plataforma National Center for Biotechnology Information.


Blueberry

O blueberry cresce em pequenos arbustos, originários do norte da Europa, mas pode ser encontrado em partes da América do Norte e da Ásia. Ele costuma crescer em florestas de coníferas úmidas e seu desenvolvimento é favorecido por solos moderadamente úmidos. O blueberry é uma fruta pequena (5-9 mm de diâmetro), de cor preta azulada, com muitas sementes e pode ser consumido com segurança quando usado adequadamente. O consumo diário indicado varia de 20 a 60 gramas por dia de frutos secos e de 160 a 480 miligramas de extrato em pó. (Fonte: www.ecycle.com.br › 7286-blueberry)






277 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.