Governo celebra 50 anos do Galpão Crioulo do Palácio Piratini e lança Festejos Farroupilhas

O Galpão Crioulo do Palácio Piratini sediou, nesta segunda-feira (5/9), um café da manhã campeiro que reuniu três celebrações: os 50 anos do galpão, a entrega das medalhas César Passarinho e Simões Lopes Neto e o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2022. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac) e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022, promoveu os eventos.

O governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e a secretária adjunta, Gabriella Meindrad, que preside a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022, participaram da programação cultural.

“É importante lembrar das riquezas que este mês tem na história brasileira e gaúcha, com os dias 7 e 20 de setembro. Muita luta foi travada em nome da independência, da representação e da dignidade, mas o tratado da paz foi o que verdadeiramente consagrou as vitórias e as evoluções. Espero que setembro renove o nosso espírito de bravura, sempre ao lado do nosso amor pelo Brasil e pelo Rio Grande do Sul. Que as identidades cívicas estejam acima das nossas diferenças democráticas”, disse o governador.

A presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 ressaltou que esta edição também será marcada pela diversidade. “A cada ano, os Festejos Farroupilhas são uma oportunidade renovada para cultivarmos nossa história, valores e tradições, assim como enaltecer a força que nós temos enquanto diversidade. Tudo isso, com o envolvimento direto de pessoas e instituições, públicas e privadas, que se somam aos Centros de Tradições Gaúchas, ao Movimento Tradicionalista Gaúcho e à comissão estadual dos Festejos Farroupilhas para promover eventos marcantes e representativos em todos os rincões do Rio Grande”, observou Gabriella .

Na ocasião, foi apresentado tema dos festejos, que é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, e a música que representa a festividade, “Num Lugar Só”, composição e interpretação do grupo Alma Gaudéria.

Homenagens

Na cerimônia, foram homenageados profissionais que se dedicaram aos Festejos Farroupilhas 2022: Francisco Roloff, organizador do e-book sobre o tema da programação “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”; Mauro Vila Real, pela criação da identidade visual dos Festejos, imagem que simboliza a união entre as etnias, o respeito pela diversidade e os muitos significados do que é ser gaúcho; e o Grupo Alma Gaudéria, pela criação de Num só Lugar, canção tema desta edição.

Medalha César Passarinho

A Medalha César Passarinho é concedida anualmente, a critério exclusivo do governador do Estado, a cinco personalidades negras que tenham prestado serviços de notória magnitude em prol da identidade cultural do povo gaúcho e de sua cultura. Os agraciados deste ano são Ênio Pereira de Medeiros, José Oliveira Stivalet, Liliana Cardoso Duarte, Loma Pereira e Santa Elícia Soares de Lima.

Medalha João Simões Lopes Neto

A Medalha Simões Lopes reconhece personalidades por sua atuação no campo cultural. Este ano, a láurea foi entregue a Manoelito Carlos Savaris, Victor José Faccioni e José Clemente Pozenato.

Fonte: Governo do estado do rio grande do sul




3 visualizações0 comentário