GOVERNO DO ESTADO INTENSIFICA OBRAS NA BARRAGEM JAGUARI, NA CAMPANHA

Em continuidade às obras da barragem Jaguari, na região da Campanha, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), iniciou o desvio do curso natural do arroio Jaguari. A previsão é que a primeira fase da estrutura seja concluída ainda em 2021. Até o momento, 63% da obra está finalizada.


As intervenções estão dentro do cronograma previsto pelos técnicos do departamento de Estudos e Obras de Barragens e Canais da SOP. “Era fundamental que o desvio do arroio ocorresse ainda em abril, antes do período das chuvas. Desta forma, conseguiremos avançar ainda mais no segundo semestre deste ano”, disse o secretário José Stédile.


O empreendimento está localizado no município de São Gabriel, mas também atenderá Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul e Santana do Livramento. Com investimento do governo federal de cerca de R$ 300 milhões, as obras foram iniciadas em 2007.


Publicidade

“A primeira fase da obra conta com 93% de conclusão, enquanto o status da segunda fase aponta para 24% de execução”, relatou o diretor o diretor do Departamento de Estudos e Obras de Barragens e Canais (DEOBC), engenheiro Luiz Ricardo Saenger. A previsão é que toda a estrutura seja entregue à população no primeiro semestre de 2022.


A barragem integra o sistema hídrico Jaguari-Taquarembó, que irá universalizar o abastecimento na Região da Campanha, além de garantir irrigação de 117 mil hectares em toda a bacia do rio Santa Maria. O empreendimento beneficiará 240 mil habitantes integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. A barragem Taquarembó também tem as obras lideradas pela SOP.


Texto: Saul Teixeira/Ascom SOP Edição: Secom/Estado Rio Grande do Sul