GOVERNO DO ESTADO RS ANUNCIA PROGRAMA DE AMPLIAÇÃO DA TESTAGEM PARA COVID-19

Durante transmissão ao vivo, nesta quinta-feira (23), o governador Eduardo Leite anunciou a expansão da testagem através de exames de PCR para coronavírus. O objetivo é mais que dobrar a capacidade de testagem no Lacen/RS e parceiros, e reduzir a transmissão comunitária. Além de conhecer a incidência da doença e determinar o perfil dos casos, esperando reduzir o crescimento da curva assegurando a capacidade de atendimento hospitalar.

A primeira etapa inicia com a ampliação de 1000 para mais de 7000 testes RT-PCR diários, em dois terços dos municípios gaúchos – cerca de 34 com mais de 40.000 habitantes para os casos de síndrome gripal, além dos residentes de centros de longa permanência de idosos e profissionais de saúde.

Publicidade

A segunda etapa, já em agosto de 2020, todos os casos sintomáticos e os contatantes próximos entrarão nos protocolos de testagem e o app “Dados do Bem”, que está em teste, estará em pleno funcionamento.

Toda esta estratégia, que está sendo chamada “Testar RS”, fortalecerá rapidamente a retomada de estratégias do distanciamento controlado com mais participação e a adoção de protocolos específicos de combate à pandemia.

Já nesta semana as coordenadorias regionais de saúde passarão a adotar a nova Nota Técnica que deverá ser publicada para que os municípios adotem a estratégia do “Testar RS”.

Você pode conferir a transmissão ao vivo em: https://youtu.be/E6-jhHT04Vk

E no site do Distanciamento Controlado: www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br



Créditos Divulgação


118 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.