Governo lança na Expointer comercialização da Rota das Olivas

O governo do Estado lançou, no fim da tarde desta quinta-feira (1/9), no Pavilhão Internacional da 45ª Expointer, o início da comercialização da Rota das Olivas. A iniciativa oficializa a formatação de locais produtores de azeite de oliva no Rio Grande do Sul como destinos que podem ser ofertados pelas operadoras de turismo.

O ato ocorreu com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior. “A olivicultura é uma área que cresce cada vez mais no Rio Grande do Sul, diversificando a nossa produção rural e produzindo azeites premiados internacionalmente. Com o olivoturismo, vamos associar a produção a atividades turísticas em nosso Estado, com a comercialização de pacotes de viagem”, disse o governador.

Em 2019, a Rota das Oliveiras foi instituída por lei. Em maio de 2022, durante a Festa do Azeite de Oliva, em Caçapava do Sul, Ranolfo assinou um protocolo de intenções para estruturar a Rota das Olivas, buscando transformar locais produtores de azeite de oliva no Estado em destinos para o olivoturismo, aproveitando as paisagens das oliveiras e a experiência de degustação de azeite.

O protocolo firmou uma parceria entre o governo do Estado, o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS).

“Desde que assinamos o protocolo, conseguimos mapear 14 empreendimentos que têm a infraestrutura necessária para receber visitantes. Alguns contam com experiência completa de visitação, gastronomia e hospedagem. Nosso objetivo é propagar e promover esses roteiros em parceria com a Abav que, por meio de seus mais de 400 associados, distribuirá essas rotas entre as agências, incrementando o portfólio de produtos turísticos no Estado”, explicou o secretário de Turismo, Raphael Ayub.

A partir de agora, os pacotes estarão disponíveis nas agências e também serão divulgados na plataforma online Viva o RS.

Fonte: Governo do estado do rio grande do sul



11 visualizações0 comentário