INCÊNDIOS FLORESTAIS ASSOLAM A COMUNIDADE

Em Encruzilhada do Sul a incidência chega a seis casos diários

Comandante 1º Sargento Adriano Thomazi e o Bombeiro Civil Dionatan Plate

Há algumas semanas a incidência de incêndios florestais tem aumentado de forma significativa em Encruzilhada do Sul. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros no município, 1º Sargento Adriano Thomazi, a média nos últimos 20 dias são de seis focos diários, em locais diferentes. E a estiagem não é o único causador do fogo.


Thomazi ressalta que a grande maioria dos sinistros é gerado por ação humana, e em muitos casos são intencionais e por consequência criminosos. Através de algumas informações que chegaram ao quartel, incluindo imagens de câmeras de segurança de residências e comércios, foi possível ver um grupo de jovens suspeito das ações. Mas ainda não foram identificados. O comandante reforça, que de acordo com o Código Penal, o crime de incêndio pode resultar em até reclusão.

Créditos Márcio Braga

O crime de Incêndio, segundo a legislação brasileira, consiste em causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Sua pena é de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa. Se o incêndio for culposo, a pena prevista é de detenção de seis meses a dois anos”. Diz Thomazi.


E faz um apelo a comunidade. “Pedimos à população que denuncie estes suspeitos. Que caso veja qualquer tipo atividade suspeita contate com as autoridades policiais. A denúncia pode ser anônima. E caso a pessoa ou as pessoas que estejam ateando fogo sejam menores de idades, os pais podem ser responsabilizados. A estiagem agrava ainda mais as ocorrências pois devido a vegetação estar seca as chamas de alastram com mais facilidade".


No sábado (07) um incêndio, com fortes suspeitas de ação humana, em uma vegetação na Rua Marechal Rondon, quase atingiu uma casa. A ação rápida dos bombeiros impediu que as chamas se alastrassem evitando assim uma tragédia.



477 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.