INTESTINO, NOSSO SEGUNDO CÉREBRO

INTESTINO, NOSSO SEGUNDO CÉREBRO


Você sabia que há uma incrível conexão cérebro e intestino?


O intestino foi apelidado de “segundo cérebro”. E não é à toa, uma vez que nosso intestino engloba a maior coleção de neurônios fora de nosso cérebro. Surpreendentemente, são cerca de 500 milhões de células iguais às que constituem o cérebro, que, por sua vez, possui bilhões!

Nossos neurônios intestinais, inclusive, produzem serotonina que é a responsável por gerar aquela sensação agradável de bem-estar e felicidade que tanto gostamos de sentir.

Compostos produzidos por bactérias são responsáveis pela comunicação entre os dois órgãos. Esse “bate-papo” acontece por meio do nervo vago, que conecta nosso aparelho digestivo ao cérebro. Essa troca de mensagens também é realizada por células de defesa e a circulação sanguínea que vão, literalmente, da barriga à cabeça, informando como está a saúde do intestino.

Assim, a saúde do nosso intestino é influenciada pelo nosso cérebro, e nosso cérebro também é influenciado pelo funcionamento do nosso intestino.


Então, nada mais importante do que cuidar da saúde do intestino através de uma alimentação saudável, não acha?


Alimentos ricos em fibras, a exemplo de frutas como laranja, mamão, ameixa, abacaxi, frutas secas como damasco e uva passa, além de leguminosas, hortaliças e cereais integrais, são excelentes para o intestino. Investir em uma boa mastigação também é importante. Além disso, é importante tomar água, chás, sucos, e outros líquidos, preferencialmente, sem adoçar.


Além desses cuidados, é importante manter uma rotina alimentar para que o intestino funcione com regularidade e frequência, evacuando, naturalmente, 1 vez ao dia, pelo menos.


Quando o intestino não funciona sem laxantes, quando há inchaço abdominal, constipação intestinal, cólicas e outros sintomas é preciso tratar.


Um nutricionista pode lhe ajudar a regular sua ingestão alimentar, de acordo com a necessidade e seus gostos pessoais.


Quem cuida do seu intestino, investe em qualidade de vida. E o seu “segundo cérebro”, como está funcionando?


Até a próxima semana!


Cláudia Duarte – Nutricionista – CRN2 6093 – (51) 997049118

14 visualizações0 comentário