LAVANDA, A PLANTA QUE HARMONIZA

A lavanda ou alfazema é uma planta medicinal muito versátil. Devido as suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas, age de diversas formas trazendo mais saúde e equilíbrio:


· Diminui a ansiedade e agitação;

· Reduz a pressão arterial;

· Diminui a febre;

· Reduz a dor da enxaqueca;

· Promove o relaxamento;

· Melhora a qualidade do sono;

· Reduz o estresse;

· Combate a depressão.


As partes usadas da Alfazema são suas flores, folhas, haste para fazer chás, óleo essencial ou para usar na culinária. Selecionamos os três usos mais comuns que podem ser úteis no seu dia-a-dia:


Chá de Lavanda: é ótimo para tratar problemas de má digestão e irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma brônquica e pode ser preparado com uma infusão de 70 g de flores de lavanda em 1 litro de água fervente. Este chá pode ser bebido até 2 vezes por dia, sendo recomendado tomar após cada refeição principal.


Publicidade

Banho quente com lavanda: possui um excelente efeito relaxante, calmante e tranquilizante que ajuda no tratamento do excesso de estresse, ansiedade e problemas de sono. Para preparar o banho, basta adicionar à água quente 100 g de flores secas de lavanda ou 6-7 gotas de Óleo essencial da planta.


Aromaterapia com Lavanda: a fragrância ajuda a promover a calma, o bem-estar e a reduzir o estresse, a ansiedade e dores de cabeça. Para usar o óleo essencial de lavanda e obter seus benefícios, você pode utilizar um aromatizador pessoal. Outra opção é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial no ar de casa – ou qualquer outro ambiente.


Além desses usos, a lavanda é uma planta de semeadura simples, podendo ser cultivada em vasos ou jardins, trazendo perfume e bem-estar ao ambiente interno ou externo.


Que tal fazer uso dessa planta cheia de predicados para harmonizar a sua vida como um todo?

TODO VIVER – Patrícia Hony – Cláudia Duarte – Rodrigo Rocha