MAIO VERMELHO MARCA 15 ANOS DO DIA ESTADUAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER BUCAL

Nos quinze anos do Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, 31 de maio, a Secretaria da Saúde (SES) alerta para importância da prevenção à doença. Ações de divulgação com a flor vermelha, símbolo da campanha, estão sendo realizadas na rede de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS).


Tatiana Lafin, da seção de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde (SES), explica que o mês de maio é dedicado ao desenvolvimento de ações preventivas do câncer de boca. “A taxa de mortalidade relacionada a esta doença é alta”, destaca. Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020, 15.190 casos de câncer de boca foram registrados no Brasil, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. Quanto aos óbitos, no ano passado foram 6.605, sendo 5.120 homens e 1.485 mulheres.


Tatiana explica que o exame para identificar lesões suspeitas é simples e não exige equipamentos sofisticados. “Câncer de boca pode ser prevenido”, salienta. A especialista enfatiza que a população deve ficar atenta a sinais de lesões na boca e garganta, como feridas ou caroços que não cicatrizam em 14 dias, áreas vermelhas ou brancas na boca, sangramentos sem causa conhecida, rouquidão persistente e dificuldade para falar, mastigar ou engolir.


Atitudes para prevenir o câncer de boca


• Reduzir o cigarro aos poucos, até abandoná-lo. • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. • Proteger os lábios contra os raios solares. • Alimentar-se bem, com frutas, verduras e legumes. • Manter uma boa higiene bucal. • Visitar o dentista a cada seis meses e sempre que notar alguma alteração.


Parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS


A SES participa, em parceria com o Telessaúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Projeto Maio Vermelho-Saúde Bucal. Com início no começo de maio, até o momento foram realizados dois módulos semanais às quartas-feiras, às 18 h. Ao todo, serão realizados nove encontros, em formato de lives transmitidas no canal do TelessaúdeRS-UFRGS no YouTube e, posteriormente, disponibilizadas na plataforma Moodle, em formato de módulos semanais.


Os encontros são gratuitos, com inscrição prévia apenas para aqueles que desejam obter certificado de conclusão. Mais detalhes na plataforma Moodle do TelessaúdeRS e nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram: @telessauders; ou no Instagram do Projeto Maio Vermelho: @projetomaiovermelho).


Nesta semana, a programação segue com os seguintes módulos:


Publicidade

MÓDULO III – Diagnóstico precoce 19 de maio, 18h

Telediagnóstico para doenças bucais: a experiência do EstomatoNet Palestrante: Vinicius Coelho Carrard

MÓDULO IV – Diagnóstico 26 de maio, 18h

Diagnóstico do câncer de boca: o desafio da biópsia Palestrante: Marco Antonio T. Martins Mediadora: Bruna Portugal

MÓDULO V – Diagnóstico 2 de junho, 18h

Métodos para entrega do diagnóstico do câncer de boca Palestrante: Alan Roger Santos Silva Entrevistador: Vinicius Coelho Carrard

MÓDULO VI – Diagnóstico 9 de junho, 18h

Meu paciente tem câncer de boca. O que o cirurgião dentista pode fazer após o diagnóstico? Palestrante: Juliana Romanini Entrevistador: Liliana Wolf Braum

MÓDULO VII – Tratamento 16 de junho, 18h

Tratamento do câncer: avanços e desafios Palestrante: Virgílio G. Zanella Entrevistador: Luan Kovalski

MÓDULO VIII – Tratamento 23 de junho, 18h

Reabilitação bucofacial em pacientes oncológicos Palestrantes: Adriana Corsetti e Tiago Herpich

MÓDULO IX – Encerramento 30 de junho, 18h Palestrantes: Juliana Romanini e Vinicius Carrard Resultados alcançados. Perspectivas futuras.


• Mais informações aqui.


Texto: Ascom SES Edição: Secom/Estado Rio Grande do Sul

2 visualizações0 comentário