MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA QUARTA DOSE DE VACINA DA COVID-19 PARA IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS

O Ministério da Saúde está orientando estados e municípios a iniciarem a aplicação de uma quarta dose da vacina covid-19 na população com 80 anos ou mais. A recomendação está em uma nota técnica da pasta, publicada na última terça-feira (23). A estimativa é de que 4,6 milhões de pessoas recebam o reforço na imunização contra o coronavírus nessa faixa etária.

Podem receber a quarta aplicação idosos acima dos 80 anos que tenham tomado a terceira dose há quatro meses. A preferência, segundo o ministério, é de que seja utilizada a vacina da Pfizer para o reforço. Porém, os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também são alternativas.


Publicidade

“O Ministério da Saúde reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Alguns Estados também já informaram que têm esses imunizantes em estoque”, disse a pasta.

Até então, no Brasil, segundo orientações do governo federal, apenas pessoas imunossuprimidas poderiam receber a quarta dose da vacina contra o coronavírus. Porém, recentemente, alguns estados - como São Paulo - decidiram começar por conta própria a aplicação do reforço em faixas etárias para além de grupos considerados de maior risco para a covid-19, como é o caso dos imunossuprimidos.

“Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”, afirma o Ministério da Saúde.

A pasta disse que acompanha a necessidade de aplicação de uma quarta dose em outras faixas etárias e grupos e que “as recomendações podem ser revistas a qualquer momento”.

Fonte: O Globo


 

29 visualizações0 comentário