MUNICÍPIO PODERÁ ADERIR AO PROJETO DE FARMÁCIA SOLIDÁRIA

Na sexta-feira (18), foi recebida pelo Vice Prefeito Emanuel Nobre, Chefe de Gabinete Fabiano Soares de Freitas e Assessora Especial da Secretaria de Saúde Milene Ulinoski, a Deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos) juntamente com sua equipe de assessores, do Vereador Adriano Horna e da Presidente do Partido Isabel Freitas. A Deputada é idealizadora do Projeto Farmácia Solidária que visa ampliar o acesso a medicamentos para quem mais precisa.


A iniciativa consiste na doação de medicamentos por parte da comunidade, de consultórios médicos e até mesmo da indústria farmacêutica. Após passarem por uma triagem técnica, esses medicamentos, que poderiam acabar vencendo nas prateleiras ou mesmo descartados no lixo doméstico, podem ser repassados a famílias em situação de vulnerabilidade, mediante receita médica. No Estado já são 12 municípios que estão com suas farmácias abertas e outros 30 com leis aprovadas.


Publicidade

Na cidade de Farroupilha, onde projeto iniciou mais de 18 mil pessoas foram beneficiadas em cinco anos de trabalho e gerou mais de R$ 3 milhões em economia para os cofres públicos. A iniciativa também fez com que mais de três toneladas de medicamentos deixassem de ir direto para o lixo, causando danos ambientais, por terem sido descartados junto ao lixo doméstico. A Deputada explica que o projeto é muito simples, que o investimento do poder público municipal é mínimo e que os resultados são significativos.


O Vice Prefeito aprovou a ideia do Projeto, que agora precisa ser regulamentado no município, ser apresentado na Câmara de Vereadores e transformado em Lei Municipal para que possa ser implantado e beneficiar a comunidade Encruzilhadense.


Fonte e Crédito: Assescom