OS ALIMENTOS E A ENXAQUECA

Estima-se que, ao longo da vida, todo mundo tenha, no mínimo, um episódio de dor de cabeça, especialmente, a enxaqueca. Este tipo de cefaleia interfere de forma bem significativa na qualidade de vida, alterando o humor e diminuindo a produtividade nos estudos ou no trabalho.


O que poucas pessoas sabem é que há vários fatores que desencadeiam a enxaqueca, entre eles substâncias contidas nos alimentos. Conheça algumas:

  • Glutamato monossódico, que realça o sabor de alimentos industrializados;

  • Gordura hidrogenada contida em salgadinhos fritos e assados e em biscoitos;

  • Condimentos e aditivos existentes em produtos enlatados, defumados e carnes processadas;

  • Queijos amarelos, chocolate;

  • Adoçante à base de aspartame;

  • Molho vermelho de massas e pizzas, salsichas;

  • Pães e biscoitos de água e sal com queijo e nozes;

  • Nozes e outras sementes;

  • Cafeína (embora alguns pacientes melhorem as crises com ela).


A lista é grande e a questão não é somente retirá-los do cardápio. Cabe ao próprio paciente, juntamente com seu médico e ou nutricionista, associar a ingestão do alimento com o desencadeamento da crise, ou mesmo notar se as crises cessam ao evitar este alimento.


Publicidade

Há alimentos que também são amigos das pessoas que sofrem de enxaqueca como carnes brancas e peixes frescos, queijo branco, leite desnatado, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, alface, ameixa, maçã, damasco, pêssego e pera.


Embora o tratamento para a dor, muitas vezes, deva ser medicamentoso, orientado pelo médico, é possível entender melhor as origens da dor de cabeça. Conhecer os alimentos que lhe são causadores ou potencializadores da dor fazem um caminho para a prevenção, o que melhora muito a vida de quem sofre do problema.


Mais do que nunca, o autoconhecimento, em todos os sentidos, é um grande aliado no combate e na cura de qualquer problema de saúde.


Conhecer o que lhe faz bem, perceber o que acontece no corpo quando consome determinado alimento e evitar os alimentos que causam desconforto é uma receita básica para evitar qualquer “dor de cabeça” e investir no bem-viver.


Cada pessoa é um universo a ser descoberto, sobretudo por si mesmo e embarcar nessa viagem pode ser delicioso e restaurador.


Boa semana!


Cláudia Duarte – Nutricionista – CRN2 6093 – (51) 997049118

30 visualizações0 comentário