PABLO CARDOSO TEM MÚSICA CLASSIFICADA PARA A FINAL DA 42ª CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA


Pablo Cardoso

Os talentos da terra estão indo cada vez mais longe e levando na mala o nome de Encruzilhada do Sul. O músico encruzilhadense Pablo Cardoso teve uma música de sua autoria classificada para a final da 42ª Califórnia da Canção Nativa, considerado um dos principais festivais de música do país. Ao total, foram inscritas de 738 canções inscritas.


Pablo conta que sua participação na composição se deu pela melodia, a letra é de Adão Quevedo, renomado poeta do meio nativista, “porém, por me identificar com a causa que a letra propõe, me atrevi a ser parte da composição como melodista ao lado do Adão”.

Publicidade


E continuou, “ "Milonga de Campanha", o termo campanha refere-se justamente a "campanha política", onde grande parte dos candidatos prometem o mundo, resolvem todos os problemas do povo, porém ao serem eleitos ou não eleitos esquecem de tudo que "prometeram" deixando mais uma vez a sociedade a ver navios, e isso vem se agravando a medida em que o tempo passa, com a escassez de cultura e consciência política da população, seguem os mesmos prometendo mundos e fundos e quem acaba pagando pelo prejuízo e pela desigualdade é a sociedade, principalmente aqueles que não tem vez nem voz”.

Adão Quevedo

O autor da letra, Adão Quevedo, reforçou: “Vem do desencanto com a política, com alguns candidatos, mas de um modo mais abrangente, a situação social em que nos embretamos e pagamos um alto preço pela falta de cultura de nosso povo, que acaba acreditando em falsas promessas, é um tema social, de protesto. “


Pablo relembra que desde quando era criança e de quando passou a tomar gosto pela música nativista, participar de uma Califórnia sempre foi um sonho. “Pisar no palco onde tantos cantores, tantas canções como Guri, Desgarrados, Tertúlia, Veterano entre tantas outras, que se imortalizaram no nosso cancioneiro gaúcho. Ter a oportunidade de estar na Califórnia defendendo essa canção que se faz tão atual e que particularmente é tão importante ao meu modo de ver o mundo já é a maior das vitórias. É a primeira vez que participo de um festival como compositor, e ser agraciado desta maneira, neste festival, não há palavras que expressem tamanha felicidade e gratidão.”


Pablo Cardoso tem 25 anos, 10 deles trabalhando profissionalmente como músico. É filho de João Batista Fontoura Cardoso (Prof. Tita) e Tania Maria Machado Cardoso. Já participa de festivais há alguns anos, sejam eles nativistas ou folclóricos. Com destaque para o Enart, onde foi campeão na modalidade solista vocal e violão e recentemente melhor intérprete da Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria- Fase local.

Publicidade

“Gostaria também de fazer um agradecimento aos amigos e amigas da nossa querida terrinha, que sempre me apoiaram por onde fui e neste momento tão importante não foi diferente, são muitas as palavras de apoio, de carinho e é isso que move e motiva a vida de um músico. Fica o meu forte abraço a toda a população encruzilhadense, será de grande responsabilidade e alegria estar representando nossa querida Encruzilhada.” Finalizou.


A Califórnia


A 42ª Califórnia da Canção Nativa acontece nos dias 10, 11 e 12 de dezembro na cidade de Uruguaiana/RS. As transmissões ao vivo estão sendo realizadas pelo canal do Youtube e redes sociais da Califórnia da Canção, pelas plataformas do CTG Sinuelo do Pago, promotor do evento, e pelas plataformas dos concorrentes. Visando preservar a saúde de todos os envolvidos, as equipes serão reduzidas apenas ao necessário, com medição de temperatura na entrada de cada turno de trabalho, EPIs e álcool gel disponível em todos os ambientes.


O festival teve início no ano de 1971 e é um modelo de divulgação da música gaúcha, sendo considerado, desde 2004, um patrimônio cultural do Estado. O evento contará com 24 (vinte e quatro) composições selecionadas, que serão divididas em 02 (duas) eliminatórias, uma local e outra regional. Serão classificadas 12 (doze) composições, que concorrerão na grande final. Também serão premiados melhor intérprete, melhor melodia, melhor letra, melhor arranjo, melhor instrumentista e música mais popular. O 3º lugar receberá o prêmio Calhandra de Bronze, o 2º, Calhandra de Prata, e o 1º, Calhandra de Ouro.




229 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.