PROJETO FÁBRICA DE GAITEROS DO BORGHETTINHO EM ENCRUZILHADA DO SUL


Na última sexta-feira (09), esteve na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o músico gaúcho Renato Borghetti, seu irmão e Produtor Cultural Marcos Borghetti, juntamente com representantes da CMPC Brasil, Consultor de Relações Inconstitucionais Daniel Andriotti e Rosana Almeida, Especialista em Comunicação.


Na reunião estabeleceram uma parceria com a CMPC BRASIL que irá possibilitar a vinda para o nosso município do projeto social e cultural FABRICA DE GAITEIROS, que através do instrumento, transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Projeto este, idealizado e gerenciado por Borghettinho, através do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música existindo há mais de dez anos no Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A CMPC Brasil, que já contempla Encruzilhada com relevantes investimentos gerando emprego e renda. Os detalhes do projeto em nosso município deverão ser anunciados o mais breve possível.


CONHEÇA O PROJETO E COMO IRÁ FUNCIONAR:


OBJETIVO GERAL


A Fábrica de Gaiteiros é um projeto voltado à sociedade que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos, contemplando crianças de 07 à 15 anos, devidamente matriculados e regulares no ambiente escolar.


CONFECÇÃO E MEIO AMBIENTE


Publicidade

A confecção dos instrumentos é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis, a fabricação é de marca própria na sede do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música na cidade de Barra do Ribeiro-RS, toda a produção da fábrica é somente para assistir o projeto, sendo assim, sem fins lucrativos.


FORMAÇÃO MUSICAL


O projeto atualmente acontece nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel e Bagé e Lagoa Vermelha; e em Santa Catarina nas cidades de Lages e Blumenau, com a participação de mais de 500 crianças/adolescentes entre 7 e 15 ano, devidamente matriculados e regulares no ambiente escolar.


NA PRÁTICA


Aulas presencias com Professor(a) do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, profissional com vasta experiência, conforme protocolo vigente, atendendo sempre a segurança de todos, sendo os alunos totalmente isentos de qualquer taxa ou cobrança.


INSTRUMENTOS


Os instrumentos serão fornecidos para o município em forma de comodato pelo Instituto, enquanto o projeto tiver vigência. Os alunos tem a possibilidade de levar o instrumento para suas casas de forma alternada, dando continuidade no que aprendeu na sala de aula. O município disponibilizará uma comissão permanente de apoio ao projeto, na organização e execução.


http://www.fabricadegaiteiros.com.br/