QUANDO PROCURAR UM NUTRICIONISTA?

Já se foi o tempo em que o nutricionista era procurado somente para auxiliar em processos de emagrecimento. Com o passar do tempo surgiram várias outras questões que podem e devem ser tratadas com um profissional da nutrição.


A Nutrição trata da área que cuida, não só do processo de alimentação do paciente, mas que ajuda o paciente a encontrar saídas possíveis e prazerosas para resolver questões de saúde, como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicerídeos aumentados, etc.


O nutricionista propõe planos dietéticos especiais para cada problema apresentado pelo paciente, seja renal, fígado gorduroso, ganho de peso excessivo, perda de peso, intolerâncias alimentares, constipação intestinal, gastrige, síndrome do intestino irritável, alergias alimentares, etc.


Muitas pessoas também procuram o nutricionista para planejar cardápios equilibrados para si ou para a família toda, outras, querem adequar a sua dieta a fim de ganhar mais imunidade ou sentirem-se mais ativas e saudáveis.


Há quem precise do nutricionista para ajustar a alimentação com o intuito de ganhar mais massa muscular e obter um maior rendimento nos seus treinos físicos.


Publicidade

Um nutricionista também orienta os cuidados alimentares e nutricionais para cada etapa da vida. Infância, adolescência, idade adulta, terceira idade, gestação, menopausa, a cada fase, o ser humano tem necessidades bastante específicas, portanto, construir uma rotina alimentar baseada nessas necessidades ajuda na obtenção e manutenção da saúde e o nutricionista é o profissional indicado para isso.


Enfim, para ir a um nutricionista, não é preciso ter uma doença instalada, é preciso, acima de tudo, estar na busca de mais saúde a partir de melhores hábitos alimentares.


O nutricionista é o profissional capacitado para construir, junto com o paciente, um novo hábito alimentar, baseado nos gostos pessoais, nas possibilidades de horários e rotina como um todo. Ele ajuda o paciente a entender os seus próprios processos em busca do equilíbrio.


É preciso, mais do que nunca, pensar de uma forma integral, onde a alimentação faz parte de um contexto geral e precisa ser pensada e planejada dessa forma.


Nesse sentido, o nutricionista é o profissional que auxilia aquele que lhe procura a criar novos e melhores caminhos no que diz respeito à alimentação, de uma forma leve, profunda e segura.


Bons cuidados e até a próxima semana!

Cláudia Duarte – Nutricionista CRN2 6093 – (51) 997049118

3 visualizações0 comentário