SAIBA MAIS SOBRES OS CANDIDATOS DO PRTB E SUAS PROPOSTAS

Hoje, o Sudeste traz a apresentação e repostas de perguntas enviadas por nossos leitores dos candidatos do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A chapa pura é composta pelo candidato a prefeito Ilo Sperb e seu vice Flávio Castro da Silveira. Os questionamentos foram elencados conforme envio dos leitores do nosso semanário. As reportagens estão sendo divulgadas em ordem alfabética, levando em conta o nome do candidato a prefeito. Além do jornal, impresso o material será veiculado no site do Sudeste e na página do Facebook.


Ilo Sperb

Tenho 66 anos, gaúcho, nascido em Encruzilhada do Sul, cirurgião dentista, formado pela Ulbra de Torres, especialista em Ortodontia e Implantodontia. Estudei na escola Borges de Medeiros, na escola Gomercinda Dorneles da Fontoura e na Associação Cristã de Moços (ACM), em Porto Alegre, onde me formei técnico em contabilidade.

Entro na política em nossa cidade, para representar os insatisfeitos e descontentes com as gestões dos últimos 20 anos. Representar os que acreditam no verdadeiro potencial desenvolvimento de riquezas de nossa terra e na força de nosso povo.



Flávio Castro da Silveira

Seu filho de Octavio Machado da Silveira mais conhecido como Seu Xiru (já falecido) e Nueli Castro da Silveira. Encruzilhadense da localidade da Cordilheira.

Estudei no CRES e sou formado em técnico agropecuária na EAFA- Escola Federal de Alegrete.

Estou com 46 anos casado com Claudia Bica Duarte da Silveira a 25 anos e temos 2 filhas.

Trabalho como supervisor de equipes para uma empresa no ramo florestal, atuo de Encruzilhada até Cidreira.

Na eleição de 2018, quando o nosso presidente Bolsonaro foi eleito, não vimos apenas um homem se levantar e romper com o velho sistema decrépito, corrupto mas nasceu um sentimento esperança no coração no brasileiro, movido por esse sentimento resolvemos eu e o grupo que esta a frente do PRTB, fundar um parido novo, com as ideias da nova política, sem conchavos, sem Toma Lá, Dá Cá, ser os pioneiros nessa cidade com a verdadeira renovação.

De que forma serão tratadas e articuladas as buscas de recursos através de emendas federais e estaduais?

Através de contatos constantes com os deputados das bancadas que apoiam nossa candidatura, como Deputados Estaduais ZUCCO, Vilmar Lourenzo, Ruy Irigaray. Deputados Federais Bibo Nunes e Sanderson e outros...


Quais os projetos para geração de empregos? E de que forma serão viabilizados?

A iniciar com o fortalecimento do Comercio local, com parcerias constantes com SEBRAE/RS, FECOMÉRCIO/RS, SINDILOJAS/RS, FIERGS/RS, FETAG/RS , CDL e ACI. Regularização e organização do Distrito Industrial, tendo como finalidade instalações de indústrias locais e de fora.


O que será feito em relação a manutenção das estradas do interior, principalmente na época de escoamento das safras, levando em conta a grande extensão de vias?

Estradas: instalação de 3 ou 4 sub secretaria de transportes em postos estratégicos que atendam nossas necessidades.


O candidato possui em seu plano de governo a implantação de Reurbs nas vilas, principalmente naquelas em que a população sofre com a falta de esgotamento sanitário ou enchentes?


Reurbs: Regularização Territorial Urbana: Regulamenta a Titulação de propriedade do ocupante, incorporando o indivíduo no âmbito social dando a Ele o documento de posse de sua propriedade possibilitando a efetiva dignidade e cidadania ou Cidadão.


O Candidato possui em seu plano de governo buscar verbas para estruturação do distrito industrial, para futuramente poder instalar empresas naquele local, visto que atualmente são prédios em péssimas condições?

Distrito Industrial: criado com a finalidade de instalação de indústrias se faz necessário hoje uma repaginação geral para adequar-se ao recebimento de novas industrias. Também uma prioridade para captação de emprego e renda.


O candidato tem algum planejamento pra incentivar a população a ficar no campo, visto que o êxodo rural é comprovado nas estimativas do IBGE?

Proporcionar as famílias que ainda estão no campo conhecimento técnico, implantar agroindústrias para agregar valor aos produtos produzidos em nossa terra, auxiliar o produtor a produzir produtos orgânicos que não demandam de produtos químicos diminuindo a contaminação do meio ambiente e o produto orgânico tem um valor maior. E também proporcionar o escoamento desses produtos.


Quais os projetos para melhorias na saúde do município?

A saúde é muito complexa, iremos melhorar o serviço com os agentes de saúde, buscando cada vez mais a prevenção, vamo procurar não deixa faltar medicamentos na nossa farmácia pública, melhorar o serviço de marcação de consultas, buscar mais especialidades na área médica, humanizar os serviços através de cursos de capacitação, aparelhar mais os PSFS, ver como anda a parceria com o HSB, desenvolver projeto VIDA junto a melhor idade, monitorados por profissionais da fisioterapia, educação física, massoterapia.


Qual a opinião do candidato em relação a questão do contrato com a Corsan, mediante ao frequente desabastecimento de água e a capacidade da barragem, que tem dificuldade de atender a população em época de estiagem e precisa ser reabastecida através de transposição de açudes?

Existe um contrato de prestação de serviços entre o município e a Corsan, vamos fazer com que ele seja cumprido, temos problemas com nossa rede de abastecimento de agua, melhorias precisam ser feitas, atitudes precisam ser tomadas. Criar departamento de. combate as endemias, rurais e urbanas, investir em saneamento básico, buscando recursos junto ao governo federal.


Existe algum projeto ou alguma intenção concreta para ajudar a desenvolver entidades que prestam relevantes serviços à comunidade encruzilhadense através de projetos sociais? Como por exemplo ACBIS, ASSONAJU, Associação ACARAJÉ de CAPOEIRA, Escolinha de futebol JUDA e muitas outras?

O município tem que ser parceiro de todas as entidades que se dispõem a assistir, incentivar, o esporte, a cultura, a inclusão social, através de um fundo municipal que possa ser distribuído de acordo com as necessidades de cada uma, bem como auxiliar com outras necessidades como transporte quando o município se fizer representar, como os exemplos ACBIS, ASSONAJU, Associação ACARAJÉ de CAPOEIRA, Escolinha de futebol JUDA, incluímos também o movimento Afro Orgulho da Raça , entre outros.


Gostaria de saber como pensam fomentar a vinda de turismo rural para o município e como pretendem preparar a população e os serviços para recebimento desses visitantes?

O turismo rural já vem sendo trabalhado no município, vamos fazer parcerias com Senar, Aturvarp, Setur, para adquirirmos mais conhecimento de como nos organizar para melhor explorar e assim atrair turistas, turismo de cavalgadas, turismo de aventura, turismo religioso, temos tudo para que o turismo seja mais uma fonte de nossa economia.


162 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.