SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE REUNIÃO DA R27

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), a reunião dos 11 municípios que compõe a R27, região que Encruzilhada do Sul faz parte, de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, em Cachoeira do Sul, município sede da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. A convocação foi feita pelo prefeito anfitrião Sergio Ghignatti.


Cada representante expôs as medidas adotadas em seu município em combate ao coronavírus e em cumprimento ao regramento da atual bandeira, a laranja, classificada como risco médio.


Outro ponto importante, foi o norteamento, por parte da Procuradoria do Município de Cachoeira do Sul, quanto a possibilidade de recorrer, caso os municípios da região não concordem com a bandeira indicada pelo Governo do Estado. Desde a última semana, foi aberto um prazo de 24 horas, após a divulgação da cor, para contestação.

Foi decidido que o recurso, caso necessário, será feito pela Associação dos Municípios do Centro Serra, vez ser necessário partir de uma associação. A entidade irá compilar os dados repassados pelas Secretaria Municipais de Saúde e fazer a conferência com o que for disponibilizado pelo Estado. Para análise do grau de risco da região, são coletados dados dos 11 indicadores de propagação de coronavírus e da capacidade de atendimento de saúde de cada cidade.


Publicidade

De acordo com o secretário de Saúde Pedro Soares de Freitas, as questões pontuadas por outros gestores são basicamente as mesmas vividas por Encruzilhada do Sul. Frisando que a cidade foi precursora na região na obrigatoriedade em uso de máscara e vias públicas. O encontro ainda contou com a participação do Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul, através do diretor administrativo Luciano Morchel e do médico infectologista Lucas Proença. Eles passaram um panorama do vírus na região e responderam dúvidas pontuais, como testes rápidos e situação atual de leitos na casa de saúde.

Os dirigentes continuarão debatendo medidas de combate ao vírus primando a saúde da população e preocupados com a possível mudança para a bandeira vermelha, altamente gravosa para o comércio e a economia dos municípios.




105 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Jornal do Sudeste.